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Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão

Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão
Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão

Os membros eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2021/2022, da Prefeitura de Caraguatatuba, passaram por um treinamento na quinta e na sexta-feira (15 e 16/7. Nos dois dias de capacitação, seguindo os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19, receberam noções das atribuições, funcionamento e legislação da comissão, bem como seu papel nos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT – NR 4).

#PraCegoVer: O técnico de segurança Manoel Fabiano Bueno Schoitzar explica o papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba aos novos membros (Fotos: Luís Gava/PMC)

Durante o treinamento, o técnico de segurança do trabalho, Manoel Fabiano Bueno Schoitzar, abordou os seguintes tópicos: funções da diretoria e dos membros da CIPA; normas regulamentadores (NRs) Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs); acidente de trabalho na Lei Federal nº 8.213/1991 (Planos de Benefícios da Previdência Social) e no Estatuto dos Servidores (LC 25/2007); condição de segurança, ato inseguro, risco, comunicação, investigação e prevenção de acidentes de trabalho; além do preenchimento de documentos e simbologia.

CIPA 2021/2021

A diretoria da CIPA 2021/2022 é composta pelo presidente Helivelton Medeiros dos Santos (Secretaria de Administração); vice-presidente Luis Marcelo Faria do Prado Soares (Secretaria de Saúde); 1º secretário Marcos do Nascimento (Secretaria de Administração); e 2º secretário Everton dos Santos Castilho (Secretaria de Educação).

Representam a categoria na comissão os servidores Valdenir Batista dos Santos (Secretaria de Educação), Donizete Rodrigues dos Santos (Secretaria de Saúde), Mirela Santineli (Secretaria de Habitação) e Marly Souza Viotti (Secretaria de Administração).

A Prefeitura Municipal indicou os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, Marcos Eduardo de Almeida Franco, Miquéias Pedroso Lopes, Maurício Marcola e Antônio César Ferreira; além dos servidores da Secretaria de Administração, Helivelton Medeiros dos Santos e Marcos do Nascimento.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tomou posse no dia 25 de junho de 2021. Os representantes foram eleitos entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2020. A apuração dos votos ocorreu no dia 2 de março do ano passado.

Com as medidas de distanciamento social do Governo do Estado de São Paulo (Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020) para conter o avanço da Covid-19, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, o processo eleitoral foi suspenso.

O mandato da comissão tem um ano de duração. A CIPA é uma exigiência da Norma Regulamentadora (NR) nº 5 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221 – Centro. O horário de atendimento é das 9h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail  medicina@caraguatatuba.sp.gov.br.

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