Pesquisar No Site
Inscrições abertas para 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura

Inscrições abertas para 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para a 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, maior do país em premiação individual para o gênero. As inscrições podem ser feitas até dia 6 de setembro, pelo link: https://www.premiosaopaulodeliteratura.sp.gov.br/.
Podem participar do concurso, escritores e editoras com obras de romances de ficção nas categorias: ‘Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020’ e ‘Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020’. Cada categoria será contemplada com o prêmio de R$ 200 mil.
Para concorrer, a obra de ficção deve ter sido escrita originalmente em português e ter sua primeira edição publicada ao longo de 2020. Somente obras no formato impresso, com ISBN (International Standard Book Number – sistema internacional de identificação de livros e softwares), podem participar.
Na categoria ‘Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020’, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente. Já na categoria ‘Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020’, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.
Com a premissa de incentivar a leitura, a produção e a difusão literária, além de apoiar e valorizar novos autores e editoras independentes, o Prêmio São Paulo de Literatura contribui para a formação de novos leitores e escritores, sendo um dos poucos no país a ter categoria específica para estreantes.
O prêmio também se destaca por reconhecer os grandes nomes e os novos talentos da literatura contemporânea, abrindo portas não só para escritores nacionais, mas também para concorrentes estrangeiros com obras escritas originalmente em língua portuguesa e primeira edição mundial no Brasil em 2020.
Sobre o Prêmio São Paulo de Literatura
Criado em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, em suas 13 edições o Prêmio São Paulo de Literatura contemplou 32 romances distribuindo R$ 5.200.000 em prêmios, e contribuiu de forma decisiva para dar visibilidade não só às obras vencedoras, mas também aos trabalhos finalistas.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, envie e-mail para o endereço: premiosaopaulodeliteratura@sp.gov.br. O Edital completo e seus anexos estão disponíveis no site oficial do concurso: https://premiosaopaulodeliteratura.org.br/.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações