Pesquisar No Site
Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba

Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba
Após um mês de instalação dos coletores de bituca pela cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba divulgou, nesta segunda-feira (12), que foram recolhidas 7.750 bitucas de cigarro, totalizando mais de três quilos de material que deixaram de poluir as praias e pontos turísticos da cidade.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem do material.
Segundo a empresa, a cada duas bitucas descartadas nas águas, corresponde a poluição causada por 1 litro de esgoto. Em um mês, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.875 litros de água.
A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos da cidade, onde foram instalados: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.
Além destes locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha também receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.
O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, para ser descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). A ideia é que o produto reciclado retorne ao município, sendo direcionado para entidades sociais, utilizarem em projetos de artesanato com a população.
Segundo o sócio da empresa, Gabriel Poiato, conforme experiência com outras cidades, a tendência é que este número aumente com o tempo, assim que a população for se acostumando a descartar nos coletores. “Outro fator é que na alta temporada de verão e com aumento dos turistas, este número multiplique”, destacou.
A secretária de Meio Ambiente, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “O descarte incorreto, muitas vezes ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução e a previsão é que mais locais sejam contemplados”, disse.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim