Pesquisar No Site
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online no mês de julho
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online no mês de julho
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura estão com inscrições abertas para Oficinas Culturais online durante o mês de julho em diversas áreas como: cinema, literatura, marketing digital, dança e muito mais.
As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da ferramenta de reunião virtual Zoom. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.
A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.
As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.
O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.
A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.
Confira abaixo as Oficinas online com inscrições abertas:
- Palestra: Ouvindo o cinema com os olhos
Coordenador: Reynaldo Leite
Inscrições link: https://forms.gle/UTvZVKTSGi1cSXPL7
100 vagas
Data e horário da atividade: 05 de julho, das 18h às 20h
Sinopse: O cinema é composto por diversos elementos como cenografia, movimentos de câmera, luz, efeitos visuais diversos e sons. Quando assistimos a um filme, ao ouvir sua trilha sonora, automaticamente lembraremos seu nome, ou uma cena em especial e até mesmo de um momento que marcou nossa vida com aquela trilha. A música torna-se uma forma de comunicação e nos permite identificar através de ritmos e melodias, o que aquela narrativa pretende retratar nas salas de cinema, causando efeito, impacto psicológico, de forma vivenciar o momento de forma inesquecível.
• Palestra: As bases de um roteiro
Coordenador: Romeu Di Sessa
Inscrições link: https://forms.gle/DDtCY7JvJqUiWDry6
50 vagas
Data e horário da atividade: 07 de julho, das 18h às 21h
Sinopse: Introdução ao roteiro, mostrando quais são os elementos principais de uma trama, quais as peças que montam uma história, sem as quais nenhuma ideia se sustenta. A palestra dará um plano geral sobre tópicos da linguagem, como: premissa, tema e temática, estrutura em três atos, midpoint, clímax e resolução, métrica, entre outros.
- Palestra: Quando falamos sobre mediação de leitura sobre o que dialogamos?
Mediação: Felínio Freitas
Com: Penélope Martins
Inscrições link: https://forms.gle/VSLg9uTkC9Arfbn3A
100 vagas
Data e horário da atividade: 14 de julho, das 18h às 20h
Sinopse: Realizar mediação literária ou de leitura é criar ponte entre livros e leitores. Mas, quais os processos envolvidos na mediação de uma obra literária? É somente preciso levar em consideração a obra em si ou realizar uma leitura de mundo antes das palavras e dos livros? Qual a relação entre as escolhas éticas, estéticas, afetivas e políticas envolvidas num processo de mediação? Como falar de leitura num país como o Brasil que não tem uma política efetiva para a cadeia do livro?
- Dobrar Histórias: origami e narrativas
Coordenação: Marcio Grou
Inscrições link: https://forms.gle/nc9ePgATzJd42Vdv5
Data e horário da atividade: 16 de julho, das 14h às 16h
Público-alvo: Professores, educadores e interessados em geral (a partir dos 16 anos) em ampliar seu conhecimento nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais.
Sinopse: Em Tanabata e Hanami Matsuri somos convidados a refletir sobre essas duas festividades e aprender peças relacionadas à sua tradição como kusudama e flores. Da cultura de paz à tradição japonesa, Dobrar Histórias é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura, afetividade e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica que, muito além de ser uma arte de repetição de modelos, é sim um suporte de memória e reflexão. Durante a oficina ainda serão abordados temas como as bases tradicionais do origami, tipos de papel, desdobramentos pedagógicos e fontes de pesquisa.
- Oficina: Poéticas de si – só para mulheres
Coordenação: Erica Cunha
Inscrições até 11 de julho no link: https://forms.gle/SQaq5Jn5i5GSdnVU6
Datas e horários: 19, 21, 26 e 28 de julho – segundas e quartas – das 18h às 20h
20 Vagas
Sinopse: A oficina tem como proposta dois movimentos fundamentais, o encontro consigo mesma, através de técnicas de alongamento, automassagem, percepções corporais e experimentações de movimentos e escritas em fluxo e, o olhar ampliado para o cuidado coletivo. Como nos cuidamos? Na oficina pretende-se descobrir o melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas, criando uma sequência de autocuidado simples que poderá auxiliar mulheres em seus cotidianos.
- Oficina: Marketing Digital – uma introdução
Coordenação: Ju Dias
Inscrições até 11 de julho no link: https://forms.gle/tp6MXQQgHSfHdthu7
Datas e horários:
Turma A – 20 e 22 de julho, das 14h às 16h
Turma B – 21 e 23 de julho, das 10h às 12h
Turma C – 26 e 28 de julho, das 14h às 16h
30 Vagas por turma
Sinopse: Cada vez mais o uso estratégico das redes sociais é de extrema importância para a manutenção e crescimento de diferentes tipos de negócios. O objetivo desse encontro é apresentar de forma simples e descomplicada, as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial” de artistas e coletivos, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma mais clara, simples e econômica.
- Oficina: Level one street dance
Coordenação: Matheus Mira
Inscrições até 11 de julho no link: https://forms.gle/oAd6dX8ArCCr5Dzs6
Datas e horário: 20, 22, 27 e 29 – terças e quintas – das 14h às 16h
50 Vagas
Sinopse: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas, tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house dance.
- Workshop: Jogos teatrais e a experiência do ensino
Coordenação: Carla Marco
Inscrições no link: https://forms.gle/yGP2HpfT1vKZMExw9
Data e horário: 28 de julho, das 18h às 21h
50 Vagas
Sinopse: A proposta deste workshop é apresentar o Jogo Teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (online ou presencial), fazendo um panorama histórico social com o jogo teatral, focando sua aplicação na aproximação do conhecimento com a vida experienciada.
- Oficina: Economia da cultura, economia criativa e economia solidária – articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?
Coordenação: William Retamiro
Inscrições no link: https://forms.gle/szrkG7CWZ66TdqzP9
Data e horário: 21 de julho, das 18h às 20h
100 vagas
Público-alvo: integrantes e participantes de coletivos culturais e afins, gestores públicos, representantes da sociedade civil, estudantes de nível médio e superior, e demais interessados no tema.
Sinopse: Abordando conceitos acerca da economia da cultura e economia solidária, as quais estão sendo implementadas isoladamente, resultando na não continuidade das ações, tanto pelo poder público local como por parte dos agentes culturais territoriais, descaracterizando-as como instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento econômico. A aplicação conjunta destas perpassa pelos ofícios que materializam tais ações, as quais dinamizam uma cadeia produtiva de diferentes produtos e serviços. Dessa forma, promover as práticas da economia solidária no território articulada com a Economia da Cultura, se torna uma alternativa para a sustentabilidade local e regional em suas diferentes dimensões (cultural, social, espacial, econômica e ambiental).
Veja Também Recentes
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Principal Avenida do Pegorelli é duplicada e ganha iluminação
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou a iluminação no trecho duplicado da principal Avenida do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade. Trata-se da Avenida Geraldo Fernandes da Silva e a inauguração faz parte de um pacote de benfeitorias que estão sendo entregues para usufruto da comunidade. A revitalização do espaço inclui
PAT de Caraguatatuba está com 69 vagas de empregos para a temporada de verão 2024/2025
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 69 oportunidades de emprego para temporada de verão em quiosques, restaurantes, lanchonetes e pousadas. As oportunidades são para as seguintes funções: ajudante de cozinha, ajudante de cozinha (temporária), ajudante de cozinha em pastelaria, ajudante de cozinha em
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação