Pesquisar No Site
FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e Ecologia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e a Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior realizará, ao longo do mês de junho, o plantio de mudinhas em três diferentes pontos do município.
O primeiro local que receberá as novas mudinhas é a E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr., no bairro Tinga, seguido pelo Centro Cultural do Poiares e o Centro Cultural João Paulo dos Santos, localizado no bairro Alto do Jetuba.
A ação, que tem como intuito envolver estudantes do ensino médio da rede estadual em atividades ambientais da prefeitura, será feita pelos alunos da escola e da oficina de Hortas Agroecológicas da Fundação.
Segundo a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, “ações como esta são de suma importância para nossa sociedade, pois é dentro da sala de aula e com a conscientização dos mais jovens que a mudança virá. Quero parabenizar a escola pelo incentivo aos alunos e agradecer a todos que estão participando deste projeto”.
Projetos Ambientais da E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr.
Desde 2015, a E. E. Dr. Eduardo Correia da Costa Jr. tem realizado ações junto aos alunos no interior e no entorno da escola, com atividades como: hortas comunitárias, arborização e climatização dos ambientes, combate de pragas, ressignificação dos espaços escolares, reciclagem, limpeza adequada, compostagem, estudo do meio (micro e macro), áreas de risco, vulnerabilidade e perigos ambientais.
A escola já participou de exposições fotográficas e visitas monitoradas, desde o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) até visita à área de proteção ambiental do Juquehy; replantio de mudas em área de proteção, construção e confecção de equipamentos caseiros de filtragem e medição de chuva.
“Muitas destas temáticas são trabalhadas nas aulas de eletivas, aulas de biologia, geografia, e práticas experimentais, todas ofertadas pela escola E. E. Integral Dr. Eduardo”, contou o agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Em 2019, tais ações culminaram numa importante participação da escola no seminário de Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD), promovida pela Defesa Civil Estadual e pelo Consulado do Japão, sediado pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), representado pelo professor e coordenador geral Eduardo Silva Neto.
Em 2020 e 2021, mesmo de forma remota devido à pandemia, algumas ações foram continuadas, como: melhorias dos ambientes da escola, horta e ampliação da parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) em projeto de pré-iniciação científica na temática ERRD.
A escola conta, ainda, com o envolvimento e apoio do diretor Adriano Litério Cáceres, da vice-diretora Silvia Aparecida Fonseca, do coordenador pedagógico Eduardo Silva Neto e do agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Veja Também Recentes

Governo Municipal de Caraguatatuba reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta para os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gastrointestinais durante o Carnaval. A recomendação segue diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e faz parte das ações do Governo Municipal para a prevenção dessas doenças. Neste período de festas, o risco

Educação para Relações Étnico-Raciais entra na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba
Caraguatatuba introduziu este ano no Ensino Fundamental 1 do 1º ao 5º ano, na grade curricular, a disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Essa disciplina destina-se a promover o conhecimento e o respeito às diferentes culturas dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros e africanos; entender e valorizar a importância do protagonismo

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Caraguatatuba oferece 157 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 157 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (5/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil Municipal recupera veículo furtado em Caraguatatuba
Durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (6), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localizou e recuperou um veículo furtado no bairro Martim de Sá. A abordagem ocorreu na Avenida do Canal, em frente ao número 10. Os agentes identificaram um Volkswagen Polo, placa TDI-0H74, e, ao consultar os dados do