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Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula

Publicado em: 24/06/2021
Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula
Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula

A pandemia do coronavirus impôs a todos uma nova realidade. Com o retorno das atividades presenciais nas escolas, as unidades receberam estudantes impactados pelo isolamento social; alguns marcados pelo luto, ou por dificuldades financeiras das famílias, ou ainda, tendo que seguir novos hábitos.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Profª Mª Thereza de Souza Castro, posam para foto em companhia da professora Rayane Cruz. (Imagem: Reprodução/PMC)

No espaço escolar, o acolhimento é uma ação pedagógica extremamente importante para a integração dos estudantes e para a vida escolar. A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, buscando restabelecer os vínculos “aluno x família x escola”, tem trabalhado a temática da escuta ativa nos encontros de HTPC – horário de trabalho pedagógico coletivo e demais momentos formativos.

A escuta ativa é uma habilidade necessária para o bom desenvolvimento na aprendizagem e na saúde emocional das crianças e adolescentes. Tão importante quanto orientá-los é também saber escutá-los.

 Um exemplo da efetividade da escuta ativa vem da Emei/Emef Profª Mª Thereza de Souza Castro, no bairro do Jetuba.

Com a aplicação de dinâmicas, a Professora Rayane Cruz, possibilitou aos alunos do 6º ao 9º ano, um momento de reflexão, para que pudessem manifestar como se sentiam após mais de um ano de pandemia.

#PraCegoVer: Página com relato de estudante. (Imagem: Reprodução/PMC)

Através de um espaço de partilha, os alunos puderam conversar sobre seus sentimentos, ouvir o depoimento de colegas, levando à reflexão de que, neste atual momento, é provável que a condição mental das pessoas, durante a quarentena, tenha sofrido alterações devido a estarmos, frequentemente, em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento.

A professora comentou que a atividade foi transformadora, observando o fortalecimento das relações interpessoais e do vínculo entre os colegas. A sensação de segurança e de estabilidade emocional levou ao desenvolvimento do conteúdo programático de maneira mais fluida, havendo mais interesse e participação dos alunos.

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre como as medidas impostas pela pandemia, potencializaram a importância do trabalho de acolhimento e escuta ativa no ambiente escolar. “O uso das máscaras, tão importantes para os cuidados sanitários, pode omitir sorrisos e feições de alegria. O acolhimento físico, através do abraço, também precisa ser evitado nesse momento. Com isso, nossos educadores necessitam ter  olhos ainda mais atentos aos alunos, para terem mais percepção e empatia sobre suas necessidades. A realidade da pandemia tornou o diálogo uma ferramenta pedagógica ainda mais potente, conclui.

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