Pesquisar No Site
Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica
Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica
O Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Amiotrófica, 21 de Junho, foi instituído, em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis).
O objetivo da data é levar conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença. Também buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.693/2018.
A Esclerose Lateral Amiotrófica mais conhecida pela sigla ELA é uma doença degenerativa que provoca a morte gradativa de neurônios responsáveis pelos movimentos e ainda não tem cura.
É uma doença rara e afeta menos de 1% da população brasileira. A pessoa acometida por esse mal vai perdendo os movimentos dos braços e pernas, porém, o raciocínio intelectual, visão, audição, paladar, olfato e tato não são afetados. Normalmente, a doença pode levar à morte por danos ao sistema respiratório.
A causa ainda é desconhecida e afeta indivíduos entre 50 e 70 anos, mais homens. O diagnóstico, em média, dura 11 meses, e ainda é muito difícil, pois os sintomas são bastante comuns a diversas doenças. O ideal é procurar um neurologista que possa fazer a comparação diferencial entre essa e outras patologias.
Atualmente, há muitas substâncias em estudo para o tratamento da ELA, mas o Riluzol é o medicamento oficial e é distribuído, gratuitamente, no país, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de assistência integral.
Nessa assistência, o tratamento multidisciplinar (com alongamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, etc.) é muito comum. Assim, o paciente pode melhorar o trabalho dos músculos com a fisioterapia, manter o bom funcionamento da deglutição com a fonoaudiologia, etc.
A participação de um nutricionista é muito importante, pois os pacientes com ELA tendem a perder peso. A própria doença aumenta a necessidade de ingestão de alimentos e calorias. Ao mesmo tempo, os problemas de deglutição podem fazer com que seja difícil comer o suficiente.
Serviço – Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, Rua Botucatu, 395/397, Vila Clementino, São Paulo. Telefones: (11) 5579-2668 (11) 5579-4902. https://www.abrela.org.br
Veja Também Recentes
Projeto Cineclube Ponto MIS muda horário de exibição de filmes
A partir da próxima terça-feira (5/11), a programação do Cineclube Pontos Mis passa a funcionar em novo horário: 18 horas. A ação promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do
EDP realiza blitz de segurança em Caraguatatuba para prevenção de acidentes com energia na construção civil
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, promove, na quinta (24) e sexta-feira (25), em Caraguatatuba, ações de conscientização para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil. A Blitz de Segurança, que percorrerá canteiro de obras da cidade, faz parte da campanha de segurança da
Prefeitura transfere abertura de hoje do 6º Empreenda Caraguatatuba para às 18h
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que devido aos fortes ventos que seguem desde a noite de quinta-feira (24/10), excepcionalmente hoje (25/10), o horário de abertura do 6º Empreenda Caraguatatuba foi adiado para 18h. A Prefeitura visa a segurança de todos e agradece a compreensão. Qualquer alteração esta nota será atualizada.
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também