Pesquisar No Site
Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado
Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado
A Prefeitura de Caraguatatuba se antecipou e já abre para a população geral (sem comorbidades) de 50 a 59 anos a vacina contra Covid-19, em Dia D de vacinação que acontece no próximo sábado, dia 12.
Serão imunizados também os profissionais de educação (municipal, federal, particular e estadual) a partir dos 45 anos, pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou deficiência permanente física, sensorial e intelectual que estejam recebendo ou não o BPC e gestantes e puérperas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades.
Os idosos, com mais de 60 anos, que ainda não foram vacinados também poderão procurar os postos no Dia D para que recebam o imunizante.
Desde o início da campanha de imunização o foco tem sido os idosos e graças a esta ação efetiva, o número de doentes e de óbitos acima dos 60 anos reduziu significativamente. No entanto, a preocupação agora são os jovens e adultos, e por isso a cidade resolveu já adiantar a faixa etária prevista pelo Governo do Estado para as próximas semanas.
Dados mostram que nos meses de abril e maio, o número de casos entre adultos até 59 anos foi superior nos dois meses. Em abril, dos 1844 casos, 70% foi de 20 a 59 anos, enquanto que em maio esse número subiu para 76%, do total de 1.491 casos.
A cidade, após diversos relatos de defasagem de doses junto ao Governo do Estado, recebeu reforço do imunizante, o que possibilitou a abertura desta nova faixa etária.
Para agilizar a vacinação neste sábado, todos deverão estar cadastrados no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. A pessoa que não tiver cadastrada será vacinada, mas precisa realizar o cadastro na hora, o que pode gerar demora no atendimento e filas.
Serão 50 vacinadores divididos em 11 postos de vacinação e quatro exclusivos para o atendimento de profissionais de Educação, na escola do Indaiá.
Atenção profissionais de Educação: além do ‘Vacina Caraguá’, os profissionais da educação precisam realizar o cadastro no ‘Vacina Já Educação’ do Governo do Estado. No dia, a pessoa deverá levar impresso o comprovante de vacinação gerado pelo próprio site (QR Code). Como toda a infraestrutura do Dia D já está planejada de acordo com o grupo definido até hoje, de profissionais de educação a partir de 45 anos, a nova faixa etária a partir de 18 anos será agendada para iniciar na próxima segunda-feira, 14 de junho.
O Dia D será realizado em 12 postos de vacinação, sendo uma escola específica para Profissionais de Educação e outros 11 postos para os demais grupos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades escolares. São eles:
Unidades de saúde – UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim); UBS Porto Novo; UBS Morro do Algodão; UBS Jaraguazinho; UBS Rio do Ouro; UBS Casa Branca; UBS Jetuba.
Unidades escolares – EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); Ciase Wilson Francisco Valente (Sumaré); EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE (Tinga).
Todas as unidades e escolas estarão abertas das 8h às 17h.
Já para os profissionais de educação a vacinação acontece das 8h às 13h, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.
Para o grupo de comorbidades, é importante ressaltar que só serão vacinadas conforme as comorbidades apontadas pelo Ministério da Saúde:
- Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças crônicas – diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;
Documentos necessários para a vacinação
No caso da pessoa com comorbidades, para receber a dose do imunizante é necessário apresentar um documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico. Podendo ser: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Para os PCDs e grávidas e puérperas é necessário apresentar documentos que comprovem a condição.
Além disso, todas as pessoas devem estar munidas do RG ou CNH e apresentar um comprovante de residência que comprove moradia na cidade.
Com o Dia D de vacinação da Covid-19 e a abertura de novos grupos a Prefeitura de Caraguatatuba se mantém empenhada na imunização de toda a população, visando à saúde de seus moradores e a retomada da economia na cidade.
Serviço:
Dia D de vacinação Covid-19 – Sábado, 12 de junho, das 8h às 17h | Exceto para profissionais de educação, que será das 8h às 13h
Grupos de vacinação no Dia D
– população geral 50 a 59 anos
– profissionais de educação (municipal, federal, particular e estadual) a partir dos 45 anos;
– pessoas acima de 18 anos com comorbidades;
– pessoas acima de 18 anos com deficiência permanente física, sensorial e intelectual que estejam recebendo ou não o BPC;
– gestantes e puérperas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades;
– idosos acima de 60 anos.
Locais de vacinação
Profissionais de educação: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.
Demais grupos: UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim); UBS Porto Novo; UBS Morro do Algodão; UBS Jaraguazinho; UBS Rio do Ouro; UBS Casa Branca; UBS Jetuba; EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); Ciase Wilson Francisco Valente (Sumaré); EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE (Tinga).
Documentação
– cadastro no aplicativo Caraguatatuba 156;
– RG ou CNH;
– comprovante de endereço;
– Profissionais de educação: cadastro no ‘Vacina Já Educação’ do Governo do Estado (QR Code);
– Comorbidades: documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico;
– Pessoa com deficiência: laudo ou outro documento que comprove a deficiência;
– Grávidas: documento que comprove a condição (carteira de acompanhamento/pré-natal);
– Puérperas: certidão de nascimento da criança.
Veja Também Recentes
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e