Pesquisar No Site
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais
A manhã desta quinta-feira (13) foi marcada pela ação “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, que visa a melhoria do corpo d´água que está localizado na região norte de Caraguatatuba, divisa com Ubatuba. Há mais de um ano a praia se mantém com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição da água do mar no trecho próximo ao rio.
O presidente da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc, se reuniu com representantes das Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, Pioneira, Sabesp, Ambiotec, Hidrel e condomínios Costa Verde Tabatinga e Ilhas Canárias, além de moradores, para apresentar o projeto.
Na ocasião, ele apontou um dado considerado preocupante por todos que foi a análise de amostras de água do rio onde a quantidade de coliformes fecais, tolerável pela Cetesb e Organização Mundial de Saúde, chega a 30 vezes mais dos índices recomendados.
“Há pontos depois da ponte da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e a desembocadura do rio onde a coleta sinalizou de 15 mil a 300 mil, quando o tolerável é de 5 mil”, alerta Leduc. Segundo ele, o trecho é pequeno e passível do problema ser resolvido. “Essa ação tem esse objetivo: identificar os pontos de poluição”.
Para o secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, essa ação conjunta é importante e de relevância primordial para o município em relação à degradação ambiental. “A partir do momento que o prefeito Aguilar Junior soube da iniciativa, nos pediu urgência nas ações efetivas da Secretaria em cima do que é proposto”.
Para ele, desde que a secretaria abraçou o projeto, foi possível identificar a necessidade do trabalho conjunto entre os órgãos públicos e a sociedade civil. Ele lembra dos problemas já identificados como despejo irregular de esgoto no rio, bem como ligações clandestinas de água e reforça que os responsáveis são notificados e se não realizaram a ligações à rede da Sabesp no prazo determinado sofrerão sanções e os casos serão enviados ao Ministério Público.
Na avaliação do diretor do PESM, Miguel Nema, a manutenção da vida é fundamental, principalmente porque as principais nascentes estão dentro do Parque. “É importante para proteger o trecho que não está dentro do PESM e faz parte do apoio que estamos dando para a ação”.
Também presente na ação, o capitão Igor Hiasa, comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, comentou sobre as atividades realizadas na região do rio Tabatinga. “É de extrema importância mantermos a preservação desse rio, tanto na questão de destinação de resíduos, mas também na preservação da mata ciliar porque intervenção é crime e o responsável responde criminalmente por isso”.
Ações executadas
Entre as medidas a serem executadas a partir desta ação estão a instalação de placas informativas, plantios de mudas de árvores frutíferas, entrega de panfletos e colocação de banners em comércios do bairro.
Para chamar a atenção da comunidade e visitante, também foi colocado um casco de veleiro com um vaso sanitário dentro simbolizando a preocupação com o despejo irregular de esgoto.
Além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.
“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta presidente do Ceepam, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.
O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).
Veja Também Recentes
Fundacc abre seleção de agente cultural para prêmio do Fundo Municipal de Cultura
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio do Fundo Municipal de Cultura torna público o edital de seleção de um agente cultural que tenha prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Município de Caraguatatuba. A inscrição deve ser realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024 e
Prefeitura aumenta oferta de viagens no transporte coletivo que atende a região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir de segunda-feira (16), haverá um aumento em 17% das ofertas de viagens de transporte coletivo na região Sul, durante os dias úteis. Vale destacar que não serão alterados os horários no
Oficinas Culturais da Fundacc encerram atividades na Praça da Cultura com festa “Mar de Cordel”
Neste sábado (7), tem programação cultural promovida pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) na principal praça de eventos da cidade: a Praça da Cultura. Com o tema Mar de Cordel, a festa de encerramento das oficinas culturais da Fundacc apresenta ao público uma programação especial com grupos de
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.
Parcerias em ações de plantio fortalecem a arborização urbana em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em continuidade com o projeto de Arborização Urbana do município, realizou nesse mês diversas ações em parcerias com moradores dos bairros Pontal Santa Marina e Balneário dos Golfinhos. No dia 16/11, um grupo de moradores do bairro Pontal de Santamarina, realizou o