Pesquisar No Site
Educação e Turismo: Prefeitura de Caraguatatuba já tem projetos para aulas de turismo nas escolas
Educação e Turismo: Prefeitura de Caraguatatuba já tem projetos para aulas de turismo nas escolas
O governo do Estado anunciou, nesta semana, uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo e Viagens para oferta de disciplinas eletivas sobre o setor de viagens e turismo aos alunos do ensino médio e dos últimos anos do fundamental da rede pública estadual.
Em Caraguatatuba o projeto já está formatado desde de 2019 – infelizmente não foi implantado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – e vai abranger, inicialmente, alunos do 4º ano do ensino fundamental. A disciplina deve ser implantada no segundo semestre ou em 2022.
O projeto “Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara” tem, por objetivo introduzir o tema na grade escolar municipal como disciplina curricular. Elas serão ministradas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
“No primeiro momento vai atender os alunos do 4º ano que já participam do programa Jovens Empreendedores (do Sebrae) e a ideia é que eles criem uma agência de turismo, com todas as suas funcionalidades”, explica a secretária do Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.
Para ela, a aula de turismo nas escolas municipais é um dos projetos mais importantes da sua pasta onde o aluno aluno vai aprender a sua relevância já na sala de aula e levar para seus pais, familiares e amigos. “Importante entender que turismo não é só show, praia, hotelaria e gastronomia. É uma ciência completa que precisa ser estudada para que traga bons resultados e desenvolvimento social e ecônomico para uma cidade”, reforça a secretária.
Essa também é a visão do governo do Estado que entende a neccessidade de aliar a educação à inovação e ao empreendedorismo, apresentando o turismo e seus diversos segmentos como fator de desenvolvimento pessoal e profissional. “Como fenômeno social e econômico, o turismo tem grande capacidade de geração de empregos, sendo uma oportunidade para os jovens que em breve estarão no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Veja Também Recentes
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Caraguatatuba entra para guia de roteiro de mergulho do Governo do Estado
Caraguatatuba entrou para o novo guia de roteiro de mergulho da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e contou com a presença do governador, Tarcísio de Freitas e do secretário estadual, Roberto
Parque Juqueriquerê leva projetos ambientais para a maior feira de empreendedorismo do litoral Norte
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê participa pela primeira vez do Empreenda Caraguatatuba, oferecendo uma plataforma para que moradores e turistas conheçam alguns dos projetos ambientais da Prefeitura. A iniciativa foca nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e aposta no empreendedorismo local para propagar as ações e
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,