Pesquisar No Site
Educação e Turismo: Prefeitura de Caraguatatuba já tem projetos para aulas de turismo nas escolas
Educação e Turismo: Prefeitura de Caraguatatuba já tem projetos para aulas de turismo nas escolas
O governo do Estado anunciou, nesta semana, uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo e Viagens para oferta de disciplinas eletivas sobre o setor de viagens e turismo aos alunos do ensino médio e dos últimos anos do fundamental da rede pública estadual.
Em Caraguatatuba o projeto já está formatado desde de 2019 – infelizmente não foi implantado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – e vai abranger, inicialmente, alunos do 4º ano do ensino fundamental. A disciplina deve ser implantada no segundo semestre ou em 2022.
O projeto “Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara” tem, por objetivo introduzir o tema na grade escolar municipal como disciplina curricular. Elas serão ministradas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
“No primeiro momento vai atender os alunos do 4º ano que já participam do programa Jovens Empreendedores (do Sebrae) e a ideia é que eles criem uma agência de turismo, com todas as suas funcionalidades”, explica a secretária do Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.
Para ela, a aula de turismo nas escolas municipais é um dos projetos mais importantes da sua pasta onde o aluno aluno vai aprender a sua relevância já na sala de aula e levar para seus pais, familiares e amigos. “Importante entender que turismo não é só show, praia, hotelaria e gastronomia. É uma ciência completa que precisa ser estudada para que traga bons resultados e desenvolvimento social e ecônomico para uma cidade”, reforça a secretária.
Essa também é a visão do governo do Estado que entende a neccessidade de aliar a educação à inovação e ao empreendedorismo, apresentando o turismo e seus diversos segmentos como fator de desenvolvimento pessoal e profissional. “Como fenômeno social e econômico, o turismo tem grande capacidade de geração de empregos, sendo uma oportunidade para os jovens que em breve estarão no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Veja Também Recentes
Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português
As obras de reassentamento das pedras do mosaico português da calçada da Praça de Cândido Mota, no Centro, foram concluídas nesta quinta-feira (30/1). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do Governo Municipal de Caraguatatuba iniciaram a recolocação das pedras portuguesas nos trechos esburacados do espaço público na última terça-feira (28).
Governo Municipal e EDP removem cabeamentos irregulares no Centro de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica, deram continuidade à remoção de cabeamentos irregulares de telecomunicação nos postes do Centro da cidade. A ação ocorreu na quinta-feira (23), com apoio da Secretaria de Urbanismo. O objetivo é prevenir acidentes, reduzir a poluição visual causada
Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade, iniciaram um mutirão na quinta-feira (16/1) para retirar cabeamentos irregulares de telecomunicação dos postes em oito bairros de Caraguatatuba. Com o suporte da Secretaria de Urbanismo, a ação da concessionária e do governo municipal visa garantir
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética
Governo Municipal de Caraguatatuba estende prazo para renegociação de dívidas com fornecedores
O Prefeito Mateus Silva estendeu o prazo para renegociação de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços no município até o dia 7 de fevereiro. A ação é fundamentada no Decreto 2.080/2025, que estabelece revisões de pagamentos, contratos vigentes e licitações em andamento. A estratégia é equilibrar as finanças municipais