Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado no dia 3 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) de Caraguatatuba, inicia projeto de arborização urbana, na praça do bairro Massaguaçu, onde fica instalado o Ecoponto.
A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é realizar ações de educação ambiental em comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, e da preservação do meio ambiente.
Nesta segunda-feira (3), serão plantadas 10 mudas das espécies: Pau-Brasil, Ipê (roxo e amarelo), Manacá da Serra e Abiu. O projeto prevê o plantio de 60 mudas até sexta-feira (7).
Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, “o projeto de arborização urbana tem objetivo de aumentar a área verde e a cobertura vegetal do município. As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, oriundas de compensação ambiental”, destacou.
“As árvores desempenham relevante melhoria da qualidade de vida da população. É importante que esse plantio seja preservado pela comunidade local. Algumas mudas são de árvores frutíferas, proporcionando aos moradores, o consumo dos frutos no pé. Contamos com a consciência de todos para que conservem este trabalho”, acrescentou a secretária.
O morador do bairro, José Benedito Belarmino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e reforçou “Deus nos dá a natureza para preservar, então precisamos que cada um faça sua parte, para mantê-la sempre linda”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba possui o Plano de Arborização Urbana, que objetiva aumentar a cobertura verde da cidade, dentro dos programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
No site da Prefeitura é possível baixar a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://issuu.com/prefeituradecaraguatatuba/docs/arborizacao_urbana_cartilha_2018.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novos horários para coleta do lixo nos bairros
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a empresa FortNort- Desenvolvimento Ambiental e Urbano, preparou um novo cronograma da coleta do lixo nas regiões Central, Oeste, Sul e Norte do município. Os caminhões da FortNorte agora circulam nos seguintes períodos: das 5h às 13h20
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu denúncia de um indivíduo que invadiu uma residência e ameaçou os moradores no bairro Caputera. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (30), durante uma patrulha preventiva. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) para averiguar um desentendimento familiar,
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou os 20 primeiros bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/1), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
Novos Diretores eleitos para Unidades Escolares participam de primeira reunião na Secretaria de Educação
Na quinta-feira (9), foi realizada a primeira reunião do ano, com as diretoras e diretores das unidades escolares, eleitos para uma gestão de dois anos, no salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes administrativas e pedagógicas, além de apresentar os desafios encontrados e
Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc
A Justiça negou o pedido de mandado de segurança impetrado pela ex-presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), contra o prefeito do município, Mateus Silva. A decisão foi proferida pelo juiz Walter de Oliveira Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba. A impetrante alegava que sua