Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado no dia 3 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) de Caraguatatuba, inicia projeto de arborização urbana, na praça do bairro Massaguaçu, onde fica instalado o Ecoponto.
A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é realizar ações de educação ambiental em comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, e da preservação do meio ambiente.
Nesta segunda-feira (3), serão plantadas 10 mudas das espécies: Pau-Brasil, Ipê (roxo e amarelo), Manacá da Serra e Abiu. O projeto prevê o plantio de 60 mudas até sexta-feira (7).
Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, “o projeto de arborização urbana tem objetivo de aumentar a área verde e a cobertura vegetal do município. As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, oriundas de compensação ambiental”, destacou.
“As árvores desempenham relevante melhoria da qualidade de vida da população. É importante que esse plantio seja preservado pela comunidade local. Algumas mudas são de árvores frutíferas, proporcionando aos moradores, o consumo dos frutos no pé. Contamos com a consciência de todos para que conservem este trabalho”, acrescentou a secretária.
O morador do bairro, José Benedito Belarmino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e reforçou “Deus nos dá a natureza para preservar, então precisamos que cada um faça sua parte, para mantê-la sempre linda”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba possui o Plano de Arborização Urbana, que objetiva aumentar a cobertura verde da cidade, dentro dos programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
No site da Prefeitura é possível baixar a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://issuu.com/prefeituradecaraguatatuba/docs/arborizacao_urbana_cartilha_2018.
Veja Também Recentes
Trabalhos de limpeza nos bairros preparam a cidade para temporada de verão
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”. São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances
Fundacc encerra oficinas culturais de cerâmica com queima e exposição dia 7 de dezembro
Cerca de 100 peças em cerâmica foram produzidas pelos 24 alunos das oficinas culturais de cerâmica no Polo do Poiares durante o ano de 2024 e a queima foi realizada na última terça-feira (26). Parte dessas peças únicas, cada uma carregando a essência e o estilo de seus criadores, poderão
Atletas de Caraguatatuba se destacam no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e se preparam para o Mundial
Três atletas do CT Caraguatá tiveram um desempenho notável na 10ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado na última semana em Copacabana (RJ). Kawane Caldeira e Solange conquistaram o vice-campeonato, marcando a segunda vez que Kawane alcança essa colocação em 2024. Ao mesmo tempo, Lucília Rosa e
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe