Pesquisar No Site
Atleta bicampeão mundial de halterofilismo adaptado doa material para equipe de paratletas de Caraguatatuba
Atleta bicampeão mundial de halterofilismo adaptado doa material para equipe de paratletas de Caraguatatuba
Uma conversa entre amigos acabou originando um presente histórico para a equipe do esporte adaptado de Caraguatatuba, que ganhou dois bancos para supino, os primeiros homologados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, doados pelo medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, Alexsander Whitaker.
Quem conta essa história é a fisioterapeuta, Ana Paula Alksnins, da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.
“O Alex é meu amigo pessoal e contava para ele que saí dos atendimentos na Secretaria de Saúde para cuidar dos paratletas da equipe de esportes adaptados da cidade. Ele vibrou e ofereceu doar dois bancos de uso pessoal, os primeiros que ele adquiriu no início do halterofilismo, e suportes de anilhas. Ficamos muito felizes com a aquisição, porque além de dar início a uma nova modalidade, também servirá para os treinos dos paratletas de atletismo e natação”, contou Ana Paula.
De acordo com o bicampeão mundial o que o motivou a doar o equipamento foi o trabalho diferenciado voltado aos paratletas da cidade. “Achei bacana e resolvi colaborar um pouquinho. “Espero ver, em breve, no cenário paralimpico, atletas de Caraguatatuba. Contem comigo!”, declarou Whitaker.
Campeão Paralímpico – Antes de perder os movimentos das pernas por causa de um tiro, durante um assalto, em 1997, aos 23 anos, Alexsander Whitaker, era professor de judô. Para encarar a nova condição física e dar a volta por cima começou a treinar natação. Mas logo foi fisgado pelo levantamento de peso adaptado.
“Com o halterofilismo adaptado comecei a me sentir forte, me sentir bem com meu corpo de novo, e isso foi fundamental para minha autoestima”, relembra Whitaker.
A ascensão no esporte foi relativamente rápida. Foi bicampeão nos Jogos Mundiais de Cadeiras de Rodas, em 2003 e 2005, medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e campeão brasileiro 20 vezes consecutivas.
Hoje aos 50 anos, pós-graduado em Nutrição Esportiva, divide seu tempo entre os treinos, aulas e a profissão de nutricionista, atuando na área junto à equipe paralímpica brasileira.
Veja Também Recentes
Nota Oficial – Coleta de Lixo
A Prefeitura de Caraguatatuba está atuando para corrigir a falta de planejamento deixada pela gestão anterior na organização da coleta de lixo durante a alta temporada. Mesmo com a solicitação de 12 caminhões à empresa FortNorte, responsável pelo serviço no município, apenas sete veículos estavam em operação até o dia
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Agricultura para fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (17), a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para tratar do registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal da cidade. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo e contou com a presença do auditor fiscal federal agropecuário, Fernando Guido Penariol;
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Ano Novo
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (30) a operação especial para o Feriado de Ano Novo. A expectativa é que cerca de 242 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025. Esta será a primeira
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.