Pesquisar No Site

Praia da Mococa é a primeira do Litoral Norte com projeto de urbanização da orla aprovado pela União

Praia da Mococa é a primeira do Litoral Norte com projeto de urbanização da orla aprovado pela União
Praia da Mococa é a primeira do Litoral Norte com projeto de urbanização da orla aprovado pela União

A Praia da Mococa, localizada na região norte de Caraguatatuba, é a primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Todos os nove quiosques serão reconstruídos e a infraestrutura de água e esgoto serão implantadas. A gestão é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Secretaria de Meio Ambiente está sentada em uma cadeira e à sua frente tem um notebook com a imagem dos quiosques que serão feitos na Mococa (Foto: Luís Gava/PMC)

Toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a SPU. Uma das obrigações que a prefeitura assumiu é a elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU), que é a regularização urbanística das praias com adequação dos quiosques e infraestrutura urbana para não haver danos nas praias e meio ambiente, além de respeitar  terrenos de marina.

O primeiro PIU foi elaborado para a praia da Mococa, que tem sofrido com os efeitos das ressacas e erosões. A previsão é que as obras tenham início em maio e o prazo de conclusão é para junho de 2022.

Caberá à administração pública a parte de infraestrutura de água e esgoto, melhoria dos três acessos à praia, implantação de vagas e bolsões de estacionamentos e recuperação da vegetação nativa.

Os permissionários devem fazer a estrutura de alvenaria dos quiosques, com espaço para banheiros, cozinha e salão de mesas e cadeiras. O diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, explica que cada unidade foi concebida para ocupar uma área de 216 metros quadrados, inclusive com o espaço para que o banhista possa ficar debaixo de uma cobertura.

“Os quiosques serão recuados em torno de quatro a cinco metros da faixa da areia e ficarão rentes ao acesso. Neste projeto, eles devem ser construídos em forma de retângulo paralelo ao mar para evitar os efeitos das ressacas, inclusive, com a colocação de gabiões que vão conter mais a força de água”, explica.

#PraCegoVer: Árvore chapéu de sol com suas raízes à mostra e areia retirada com a força da água (Foto: Divulgação/PMC)

Importante destacar que os quiosques a serem reconstruídos receberão o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) da União que acompanha todo o processo, não havendo a possibilidade de implantação de nenhuma outra estrutura.

Entre os quiosques, a Prefeitura fará a recuperação da vegetação nativa e nessa área não poderá ser colocado nenhum tipo de material como mesas, cadeiras e guarda-sóis. À frente dos quiosques haverá uma estrutura para essa finalidade e, com isso, os quiosqueiros não poderão deixar esse tipo de material espalhado na praia. “A orla deverá ser usada pelos banhistas que vão colocar seus guarda-sóis e cadeiras e retirá-los quando forem embora”, explica Cheberle.

Outro ponto importante destacado pelo diretor de Meio Ambiente está relacionado com as árvores conhecidas como chapéu de sol. Segundo ele, em terrenos arenosos, como praia, as raízes contribuem para que a ação do mar retire a areia e provoque as erosões, “como pode ser bem visto na praia da Mococa”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 31/03/2025
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro

O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h.  A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor

A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg

A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025