Pesquisar No Site

Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira

Publicado em: 14/04/2021
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) apresentam o Festival Marmundo, projeto que compõe a segunda fase de exposições dos trabalhos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

#ParaCegoVer: Arte do festival.

Com conteúdos que variam entre clipes, videoartes, documentários, contação de história, teatro, música, dança e mais, o Festival ocorre nos dias 15, 20 e 22 de abril, a partir das 20h, pelo Facebook da Fundação (facebook.com/Fundacc) e do Conselho (facebook.com/conselhoculturacaragua).

O Festival Marmundo tem como objetivo contemplar a diversidade artística e cultural local. Sua principal missão é oferecer entretenimento de qualidade que acolha os mais diferentes gostos e preferências, para valorizar e dar visibilidade à riqueza, potência e pluralidade dos artistas da cidade. Sendo assim, Marmundo é um momento de apreciação para o público e de diálogo entre múltiplas manifestações da arte.

“[…] a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balança nem com barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós […]”, Manoel de Barros.

De acordo com a organização do Festival, arte é a tentativa de relacionamento com o mundo e consigo mesma, é o construir, o conhecer e o se expressar das mais diversas formas. É engolir o que o mundo dá e devolver como se vê, é o encantamento constante. A importância da arte, como disse o velho poeta, não tem como medir, não há alcance para isso.

“Marmundo é o mar de gente que habita o mundo, que vive, que expressa, que sobrevive. Nesse Marmundo, os artistas são o respiro, o olhar sublime sobre coisas que outros olhares talvez não alcançariam. Marmundo é mar, é gente, é mundo, é vida”.

Programação completa

Dia 15/4 – (quinta-feira) – às 20h

Apresentação: Pedro Caetano (@pedrocaetano.ambiental)

  • Henrique Leone Vitório Paes (Clipe)

Sinopse: “Bom é viver em família, projeto do criador Amor de mãe, amor de irmão, carinho, abraço e calor. O som do violão, os versos que não se escrevem. O avesso do direito e o amor que não se perde”.

  • Fabio Rodrigo Pereira – FelipeVernezzi (Documentário)

@rodrigocinema @felipevernizzi

Sinopse: Dito Artista autodidata de Caraguatatuba.

  • Ekaterina Abashina dos Santos (Clipe)

 @clube_do_choro_de_caragua

Sinopse: O resultado pretendido neste clipe é a exposição e o oferecimento das riquezas culturais que o Choro, através do Clube do Choro de Caraguatatuba, representa e oferece para todos os brasileiros em território nacional com suas lindas e marcantes peças atemporais.

  • Cristian Souza da Silva (Videoarte)

    @rarocrise

Sinopse: “Levei como inspiração as mudanças corporais que acontecem com os adolescentes durante a puberdade. Foi algo que me afetou e me instigou a transformar essa experiência em algo artístico. Decidi então gravar esse vídeo falando sobre o meu corpo, com intenção de mostrar que mudanças acontecem e nós temos que aprender a lidar com isso, e também aceitar a nós mesmos como realmente somos”.

  • Bruno Pedroso dos Santos (Videoarte)

@pezuza

Sinopse: “No meu lugar, como artista, surge a dúvida: e a LIBERDADE? Como minha saúde mental se relaciona a quatro paredes? Eu, preso, isolado, dentro de minha casa, morando com os meus avós – que fazem parte do grupo de risco; o dilema constante de estar ou não infectado, se eu tenho o poder de colocar um ponto final em tudo”.

  • Diogo de Souza Cesar (Clipe)

@murilo_net @masthifi

Sinopse: “Esse clipe leva a mensagem de superação, e mostra ao público que em nossa cidade há artistas capazes de lançar conteúdos de alto padrão musical e audiovisual”.

  • Bruna Guimarães Prior (Contação de História)

@plantadeiradehistorias

Sinopse: Nesta contação, a Plantadeira de Histórias traz ao público a lenda da Pedra da Freira e Pora – O Guardião do Rio Juqueriquerê, assim realizando o resgate da cultura caiçara e o fomento da arte de contar histórias.

  • Fernando Dragone Pessoto (Clipe)

@samamba

Sinopse: O clipe traz a valorização da cultura local e a importância da conscientização e prevenção no combate a Covid-19. Seu público alvo é o povo brasileiro em geral, trabalhadores da saúde que enfrentam a pandemia de frente, professores que se desdobram para exercer sua profissão, e artistas que “gritam” e lutam por seus direitos, e a todos que apreciam a arte.

Dia 20/4 – (terça-feira) – às 20h

Apresentação: Ruty Helen (@ruty_helen)

  • Matheus Vinicius de Souza (Videoarte)

@alaranjou

Sinopse: Essa proposta se estrutura na vontade em representar toda a força dos elementos, e como podemos subverter as ações negativas sobre o meio, possibilitando ao público repensar todos os atos do seu cotidiano, para que assim haja um futuro mais equilibrado com o meio em que estamos inseridos e todo o resto da cadeia. A pretensão é que este conteúdo seja o mais livre e abrangente possível, conseguindo dialogar com todas as faixas etárias, fortalecendo a cena regional, além de multiplicar a educação ambiental de uma maneira poética e orgânica.

  • Emerson Reis de Oliveira (Videoarte)

Sinopse: Dado o momento de distanciamento social, como principal medida contra a crise pandêmica da Covid-19, surgem discussões e pensamentos sobre a reclusão e isolamento, sobre a dificuldade de se manter longe e sem contato direto com os outros.

 Como público alvo, pode-se compreender uma ampla faixa etária, visto que toda população sofre com esta crise sanitária, tendo a necessidade do confinamento. Porém, o vídeo retrata a perspectiva de uma parcela dos adolescentes de Caraguatatuba.

  • Hannah Carolina Silva Ferreira (Teatro Virtual)

@aquelahannah

Sinopse: Teatro de… rua?! Em casa?! Em tempos de pandemia, a rua passa a se reinventar nas janelas virtuais. Assim, O Grupo Teatro de Trincheira procura novas perspectivas do fazer teatral, no aqui e agora, compartilhando seus anseios com a plateia atrás da tela.

  • Jose de Barros Pinto Filho (Videoarte)

@z.j.barros

Sinopse: As motivações para este videoarte partiram das muitas reflexões sobre o atual momento histórico ligado ao processo de pandemia, que alterou toda a dinâmica das relações humanas, reverberando no ambiente escolar com novas práticas pedagógicas, diante da necessidade de distanciamento social. Este curta-metragem busca reviver memórias ainda recentes do convívio escolar, dos espaços vazios na espera da normalidade, dos detalhes de um cotidiano agora nostálgico.

  • Davi Silva de Oliveira (Dança)

@dv_silva13

Sinopse: A construção da proposta foi estruturada nos tempos atuais, onde o olhar e a percepção humana para fatos do dia a dia, e para o outro, passam cada vez mais despercebidas no mundo caótico e veloz que habitamos. As técnicas do Hip hop e da expressão corporal humana compõe as cenas, além dos olhares de diversos pontos que enriquece a percepção do telespectador.

Dia 22/4 – quinta-feira – às 20h

Apresentação: Michael Douglas

  • Esdras Cabral Pereira (Show infantil)

@esdrascabralmusico

Sinopse: A OssoBanda desenvolve o seu trabalho pensando seriamente na criança ouvinte. O músico Esdras Cabral, grande contribuidor da OssoBanda, também carrega em sua bagagem pesquisa e ensino na área de educação musical, e deseja que todos os pequenos tenham acesso à música de qualidade.

No modelo online do show, Cabral, com versão voz e violão, traz composições autorais e esquetes divertidas e bem humoradas envolvendo os mascotes da OssoBanda.

  • Angelo Pereira da Silva (Contação de Histórias)

@angelopereiraator

Sinopse: Através da Contação de Histórias, músicas e instrumentos musicais a interação se torna efetiva. Com técnicas de teatro de rua, tais como: teatro de rua, mímica, animação, jogos e brincadeiras tradicionais.

  • João Carlos Correa da Silva (Show de Blues)

@joaomontanha78

Sinopse: Nesse show, João Carlos Correa da Silva aborda aspectos históricos apresentados em Workshop musical, contando passagens da história e apresentando canções que ilustrem os acontecimentos e relações com a música.

As produções exibidas durante o Festival foram realizadas por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, pertencem ao Acervo da FUNDACC e poderão ser exibidas em diversas atividades e espaços conforme previsto no Edital.

 O Festival seguirá com novas fases nos próximos meses, com a curadoria da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social

No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2025
Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital
Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital

O governo municipal de Caraguatatuba foi destaque tecnológico e recebeu o reconhecimento de cidade digital da Webinar RCD (Vale do Paraíba e Litoral Norte). O trabalho da pasta de Tecnologia e Informação chamou a atenção dos organizadores do evento e o secretário de Tecnologia da Informação, Rubens Alexandre da Costa,

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Secretaria de Tecnologia da Informação Publicado em 28/03/2025
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga

Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/04/2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro

O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h.  A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025