Pesquisar No Site
Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba
Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba
Os agentes de controle da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, percorrendo as ruas e bairros do município para a realização da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2021.
A última avaliação, realizada em novembro do ano passado, indicou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade era de 2,4% que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado como um estado de alerta.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
Cerca de 3 mil imóveis, que foram escolhidos por meio de um sorteio no próprio site do Ministério da Saúde, receberão a visita dos agentes do CCZ. As casas são selecionadas por quarteirão e cada um deles possuem cinco casas. A previsão é que o resultado da ADL saia ainda no final de abril.
Nesta segunda-feira (23), os agentes realizam a ADL na região central. Na terça-feira (24), a avaliação será na Martim de Sá. As atividades são ocorrem das 8h às 14h.
Em relação aos cuidados com a Covid-19, o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, disse que “os agentes seguem as orientações do Ministério da Saúde e evitam entrar em residências onde vivem pessoas com comorbidades e idosos, além daqueles que estão com suspeita da doença ou confirmados”.
Vale ressaltar que os agentes do CCZ seguem os protocolos de segurança e as medidas contra a Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento entre eles e o morador.
Ações de combate à dengue
Além da ADL, o CCZ organizou uma equipe para continuar com as ações de combate à dengue no Poiares. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico de um caso positivo da doença.
Esse tipo de ação inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba registrou, até esta segunda-feira (26), 10 casos de dengue. Outros 41 casos ainda aguardam resultado.
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguá participa de reunião do Estado para alinhar ações durante as fortes chuvas previstas para dias 26 e 27
Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na tarde desta quinta-feira (26) de uma reunião online convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante da previsão de fortes chuvas e altos acumulados entre quinta-feira e sexta-feira (26 e 27) em toda a faixa
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na sexta-feira (27) o novo Centro de Educação Infantil (CEI), que foi nomeado Edith Castro de Morais Fernandes, em homenagem a uma professora que prestou relevantes serviços à Educação no município. O CEI fica no bairro Jetuba, região Norte da cidade e tem capacidade para
6ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima sexta-feira
A sexta e última parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence nesta sexta-feira (20/12). Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação