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Procon de Caraguatatuba realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Publicado em: 12/03/2021
Procon de Caraguatatuba realiza Mutirão online de renegociação de dívidas
Procon de Caraguatatuba realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Caraguatatuba participa do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” que será realizado entre os dias 15 e 31 de março de 2021. O atendimento será exclusivamente pela internet, na plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

A Ação ocorre juntamente com juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o objetivo é o reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, explica que acionou a ProconsBrasil que programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Moreira destacou a importância de fazer essa ação de forma online. “A experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco desse mutirão”.

Para participar do mutirão online, o consumidor deve fazer seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br onde receberá um login e senha. Ele deve fazer um relato do seu problema e informando que que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

 “No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, reforça o diretor do Procon de Caraguatatuba, acrescentando que o consumidor deve informar no seu relato que participa do mutirão com a hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

A Semana de Conciliação e Negociação de Dívidas promovida pelo Procon da Prefeitura de Caraguatatuba entre os dias 22 e 24 de outubro de 2020 teve mais de R$ 500 mil em acordos.  Ao todo, cerca de 200 clientes endividados foram atendidas e tiveram a oportunidade de limpar o nome e recuperar o crédito no período.

Serviço

Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

Período: 15/03 até 31/03

Onde: site www.consumidor.gov.br

Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

Contato: Procon de Caraguatatuba.

Telefones: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

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