Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e PM abordam moradores em situação de rua e oferecem abrigo
Prefeitura de Caraguatatuba e PM abordam moradores em situação de rua e oferecem abrigo
Equipes das Secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos, acompanhadas da Polícia Militar, abordaram, na quinta-feira (18) um grupo de moradores em situação de rua que estava vivendo debaixo do viaduto de acesso ao bairro Casa Branca, na região norte da cidade.
Foi oferecido a três homens e uma mulher o ingresso em uma das casas transitórias, pois não poderiam ficar no local. Eles não aceitaram, bem como não quiserem passagem para retornar a suas cidades de origem.
Debaixo do viaduto havia sofá, cadeira, colchão e alguns pertences espalhados pelo chão batido de terra. No momento da abordagem, todos estavam dormindo e foram orientados em relação à situação.
Os móveis foram recolhidos pela Sesep e roupas e outros pertences levados pelos moradores.
Para evitar novas ocupações, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, explica que será feita notificação ao Estado para que faça o cercamento desses viadutos cujas obras estão paralisadas.
Outras ações
Há vários meses a Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado abordagens em pontos estratégicos onde moradores em situação de rua escolhem para se instalar.
Quando encaminhados para as Casas Transitórias, eles recebem alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade. Têm, ainda, acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), encaminhamentos para internação, no caso de dependência química e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas é de municípios vizinhos ou de outros Estados como Rio de Janeiro ou Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar, pelo 190.
Serviço:
Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
5ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vencem em 21 de novembro
A quinta parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence no dia 21 de novembro (quinta-feira) e a última, no dia 20 de dezembro. Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da