Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e PM abordam moradores em situação de rua e oferecem abrigo

Prefeitura de Caraguatatuba e PM abordam moradores em situação de rua e oferecem abrigo
Equipes das Secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos, acompanhadas da Polícia Militar, abordaram, na quinta-feira (18) um grupo de moradores em situação de rua que estava vivendo debaixo do viaduto de acesso ao bairro Casa Branca, na região norte da cidade.

#PraCegoVer: Caminhão com servidor está próximo ao viaduto e um outro servidor um pouco mais à frente (Foto: Divulgação/PMC)
Foi oferecido a três homens e uma mulher o ingresso em uma das casas transitórias, pois não poderiam ficar no local. Eles não aceitaram, bem como não quiserem passagem para retornar a suas cidades de origem.
Debaixo do viaduto havia sofá, cadeira, colchão e alguns pertences espalhados pelo chão batido de terra. No momento da abordagem, todos estavam dormindo e foram orientados em relação à situação.
Os móveis foram recolhidos pela Sesep e roupas e outros pertences levados pelos moradores.
Para evitar novas ocupações, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, explica que será feita notificação ao Estado para que faça o cercamento desses viadutos cujas obras estão paralisadas.
Outras ações
Há vários meses a Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado abordagens em pontos estratégicos onde moradores em situação de rua escolhem para se instalar.
Quando encaminhados para as Casas Transitórias, eles recebem alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade. Têm, ainda, acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), encaminhamentos para internação, no caso de dependência química e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas é de municípios vizinhos ou de outros Estados como Rio de Janeiro ou Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar, pelo 190.
Serviço:
Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

Projeto Guri – Polo Fundacc está com inscrições abertas para novos alunos
O Projeto Guri – Polo Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está com inscrições abertas para novos alunos enquanto houver vagas. As aulas são gratuitas e não é necessário ter conhecimento musical prévio e instrumento próprio. O polo está aberto as terças e quintas-feiras, das 8h às 17h30, e

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Caraguatatuba oferece 142 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 142 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (26/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor