Pesquisar No Site
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, notificou o Governo do Estado de São Paulo para o envio de mais doses das vacinas Coronavac/Butantan, imunizantes contra o novo coronavírus (Covid-19) para a cidade.
Atualmente, o município não vem recebendo números de imunizantes suficientes para serem aplicadas nos munícipes alvos de cada etapa de vacinação.
No ofício, o prefeito explanou os números de idosos residentes na cidade, cerca de 20 mil, e mostrou que as doses enviadas pelo Governo do Estado não são suficientes para vacinar 100% do público alvo.
O documento pedindo o aumento do envio de novas doses para Caraguatatuba foi encaminhado diretamente ao gabinete do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn.
“Com esse ofício, estamos reiterando a quantidade de idosos cadastrados no município. O objetivo é buscar o envio de mais doses para atingir 100% de cada faixa etária estipulada pelo Plano Nacional de Imunização”, explica o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior.
Segunda dose para idosos com mais de 85 anos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 85 anos.
A segunda dose está sendo aplicada pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Na manhã desta quarta-feira (10), a equipe do PSF da UBS Massaguaçu aplicou a segunda dose da dona Anna Maria Peotta de Souza, 85 anos. Ela estava acompanhada da filha e neta, e do bisneto. Para ela, a vacinação é a esperança de vencer a Covid-19.
O prefeito Aguilar Junior também acompanhou a vacinação de dona Anna e, ao lado da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e de outros representantes da Sesau, ressaltou a importância da vacinação. “A vacinação é um sinal de esperança para todos nós”.
Dona Anna é hipertensa, diabética, em níveis moderados e controlados, e ainda usa marca-passo. A filha, Gisela Peotta de Souza Corrêa, 58 anos, garantiu que a partir de agora toda a família está mais tranquila. “Todos nós sabemos o quanto é importante a imunização dela”.
Antes do surto de Covid-19, Anna Maria fazia de tudo e não parava em casa. Gisela disse que a mãe era muito independente e ativa, por isso precisaram “segurar” ela em casa. Agora, a família distribuiu as tarefas diárias, como ir ao mercado e buscar medicamentos. ”Cada um de nós faz alguma coisa; isso evita que ela saia de casa e se contamine”, explicou a filha.
Mesmo com a segunda dose, baseada nas recomendações médicas, a família ainda vai evitar que a idosa saia de casa. “Nós queremos que ela continue em casa; neste momento é o local mais seguro”, afirmou a filha.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, até esta quarta-feira (10), a Prefeitura já vacinou 467 idosos com a segunda dose do imunizante.
Além da residência, o idoso também pode ser vacinado na sua UBS de referência. Para isso, basta apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.
A Prefeitura também está dando continuidade na vacinação dos idosos de 77 a 84 anos, que ainda não receberem a primeira dose da vacina. Esse grupo pode procurar a UBS de referência para ser imunizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Das 12 unidades, apenas a UBS Tabatinga não irá receber o público-alvo. Moradores atendidos pela unidade poderão procurar outra mais próxima de sua residência, nesse caso é a UBS Massaguaçu.
Serviço – Clique aqui para ter saber o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Pré-temporada de verão: Prefeitura aumenta fiscalização nas praias, comércios e em vans de turismo de um dia
No último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu continuidade à fiscalização de atividades turísticas e comerciais nesta pré-temporada de verão. Além da orientação aos ambulantes, foi realizada outra frente de fiscalização, onde montaram uma barreira para vistoriar ônibus e vans de turismo
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de