Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retira árvores caídas após ocorrência de ressaca na praia da Mococa

Prefeitura de Caraguatatuba retira árvores caídas após ocorrência de ressaca na praia da Mococa
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba estiveram na manhã desta segunda-feira (8) na praia da Mococa, região norte do município, para atender ocorrência de algumas árvores que foram arrancadas pela raiz após ressaca registrada no final de semana.
Algumas delas caíram sobre quiosques e outras provocaram o desbarrancamento da areia, mas não houve feridos.

#PraCegoVer: Árvore arrancada e outra com a raiz aparente próximo a um quiosque na areia (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda no sábado, os agentes da Defesa Civil interditaram os trechos para garantia dos frequentadores. Segundo a Sesep, pelo menos cinco árvores das espécies chapéu de sol e tamanqueira, nenhuma nativa, devem ser retiradas até amanhã no local.
São nove funcionários trabalhando no corte e retirada das árvores, além de três caminhões que serão usados no transporte dos galhos e troncos.
De acordo com a Defesa Civil, a virada do tempo já estava prevista para o período da ocorrência.
Estado de Observação – Cidade Jardim
Após quase um mês em estado de alerta, devido ao escorregamento de terra de um morro localizado no bairro Cidade Jardim, na região central de Caraguatatuba, o município voltou para o estado de observação.
Isso foi possível depois de novo laudo do Instituto de Geologia do Estado de São Paulo emitido após videoconferência com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e representante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) com o objetivo de avaliar a evolução dos dos processos de escorregamento e as medidas preventivas adotadas pelo poder público municipal nas áreas de risco vistorias anteriormente.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil barranco deixado na areira após queda de árovores (Foto: Divulgação/PMC)
Conforme Relatório de Vistoria, foi constatado que está sendo realizado monitoramento da área e não foram observadas evoluções significativas dos processos; foi feita a proteção das trincas no solo por meio de lona plástica; foram tomadas providências referentes à interdição das moradias próximas à área; houve notificação dos responsáveis pelos estabelecimentos comerciais situados na base do talude; e estão sendo acompanhadas, junto aos responsáveis pela área, as medidas técnicas necessárias para a segurança do local.
Com base nas informações prestadas pelo COMPDEC, dos acumulados e na previsão meteorológico, optou-se pelo retorno do município de Caraguatatuba para o Nível de Observação.
Entretanto, mantém-se a recomendação de monitoramento constante desta área, mesmo fora dos períodos chuvosos devido às características do processo, especialmente enquanto perdurar Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que vai até 31 de março.
Veja Também Recentes

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização