Pesquisar No Site
Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia
Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia
Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esse dia tem como objetivo conscientizar a sociedade para igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que o afetam.
Excepcionalmente, devido à pandemia, não haverá atividades comemorativas, mas a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) se adequou ao “novo normal” e continuou com a prestação de atendimento às pessoas com deficiência que as procuraram.
O setor de atendimento técnico e articulação, continuou acolhendo, recebendo e encaminhando denúncias de violações de direitos e em estado de vulnerabilidade, com articulação da rede de atendimento e proteção, junto às demais políticas públicas.
Pessoas com Deficiência anteriormente atendidas no Centro-Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) recebem monitoramento em suas residências e os cuidados, saíram do núcleo de atendimento para o domicílio.
As ações de acompanhamento realizadas pela equipe técnica incluem os cuidados com alimentação adequada, com oferta de kits de alimentação diários (almoço, café da tarde e jantar). Equipes do Centro de Convivência através das plataformas online continuaram perto dos usuários, levando conhecimento e tratando de temas variados, como os de promoção e prevenção de saúde, atividades físicas e aulas de informática e celular.
Em 2020, foram mais de 3 mil atendimentos na Sepedi; 6.317 na Associação Acalento; 26.690 no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e mais de 31 mil nos Centros de Convivência com entidades parceiras (Asilo Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”).
O setor de empregabilidade da pessoa com deficiência também seguiu ativo e recebeu 66 currículos novos e atualizados, 196 currículos foram encaminhados aos empregadores, nove pessoas com deficiência admitidas encaminhadas pela Sepedi e 43 pessoas com cadastro foram empregadas.
A Sepedi fica na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3109.
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em Caraguatatuba
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria com fortes pancadas de chuva, seguidas de raios e ventos, entre segunda (2) e terça-feira (3). Entre quarta e sexta-feira, mesmo com a frente fria já afastada, ela ainda influencia, pois o calor,
GCM apreende motocicleta furtada com auxilio do COI em Caraguatatuba
Na manhã de domingo (1), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com a ajuda do Centro de Operações Integradas (COI), apreendeu uma motocicleta proveniente de furto no bairro Poiares, região centro/Sul. A equipe realizava o patrulhamento preventivo no Poiares, quando foi informada pelo COI que uma motocicleta, proveniente de um
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização aos finais de semana durante a temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu 35 denúncias de perturbação do sossego no último final de semana, resultando em quatro multas no valor de R$ 2.116,00 (460 VRMS) cada. Além disso, sete estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados e um foi interditado por falta de alvará.