Pesquisar No Site
SAMU de Caraguatatuba celebra uma década de atuação com mais de 140 mil atendimentos

SAMU de Caraguatatuba celebra uma década de atuação com mais de 140 mil atendimentos
Neste mês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está comemorando dez anos de atuação em Caraguatatuba. O serviço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2010. De lá pra cá, já foram realizados 141.562 atendimentos de urgência e emergência, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos.

#PraCegoVer: Profissionais do SAMU posam para foto em frente à ambulância (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o SAMU, de janeiro até novembro deste ano, foram atendidas 10.385 ocorrências. No mesmo período do ano passado esse número foi de 12.757, o que representa uma queda de 18,59%.
De acordo com o coordenador de enfermagem e responsável técnico do SAMU, Marcelo Santana, a queda do número de atendimentos está relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Com a pandemia veio o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais em casa. Isso reduziu bastante às ocorrências”, disse.
Entretanto, Marcelo também explicou que com a liberação gradual das atividades pelo governo estadual, conforme o plano de flexibilização, “o SAMU está voltando a normalidades das ocorrências”. Ou seja, o número está aumentando gradativamente, após a liberação dos serviços não essenciais.
Entre os chamados deste ano, 200 estão relacionados a acidentes de trânsito com vítimas, 78 atropelamentos, 245 acidentes envolvendo motocicletas, também com vítimas.
Outro tipo de atendimento realizado pelo SAMU é o de apoio psicológico. Somente nesse período foram atendidos 397 casos psiquiátricos, 123 tentativas de suicídio e 122 casos de surto psicótico.
Depois de passar por adequações de segurança, com treinamentos e equipamentos de proteção individual (EPI), e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), o SAMU também passou a atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 407 chamados.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.
SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA) com bases descentralizadas nas regiões: central (Jardim Primavera), norte (Massaguaçu) e sul (Perequê Mirim).
A base na região sul foi inaugurada em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Caraguatatuba. Ela fica ao lado do prédio da unidade de pronto atendimento (UPA), inaugurada no mesmo mês.
O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao