Pesquisar No Site

Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação celebram no Mirante do Camaroeiro mais um ano de superação

Publicado em: 30/11/2020
Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação celebram no Mirante do Camaroeiro mais um ano de superação
Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação celebram no Mirante do Camaroeiro mais um ano de superação

Mesmo com os improvisos decorrentes da adaptação emergencial diante de uma pandemia que afastou inesperadamente alunos de todas as idades das salas de aula, a situação atual do ensino tem muito a mostrar a todos os envolvidos na educação.

#PraCegoVer: Secretária de Educação, Márcia Paiva, parabeniza profissionais de educação (Fotos: Divulgação/PMC)

Demonstração de superação, a aproximação entre pais, estudantes e professores, o uso contínuo da tecnologia: com as aulas remotas, tem surgido uma série de aprendizados que devem se mostrar essenciais para o futuro da área no mundo que surgirá pós-pandemia.

Superações essas, que foram vivenciadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, e que para celebrar mais um ano repleto de desafios, realizaram um encontro na manhã desta segunda-feira, (30/11), no Mirante do Camaroeiro, ponto turístico da cidade.

Mais de 35 professores do 1º ano da rede municipal estiveram presentes, profissionais, que participaram ativamente no processo de alfabetização de seus educandos.

A secretária de educação, Márcia Paiva, esteve presente para homenagear esses profissionais, que em um momento tão difícil seguiram firmes no propósito de alfabetizar.

“Chegamos ao final de uma etapa! Não poderia deixar de enaltecer todo o envolvimento e compromisso desenvolvido neste ano tão atípico e cheio de incertezas, superações, empenho e dedicação. Minha eterna gratidão pelo trabalho, pois quem ganha com tudo isso são as nossas crianças e cada profissional que está na busca do melhor para a sua turma”, relatou Márcia.

Todas as aulas, realizadas pelas unidades de ensino do município, ocorreram de forma online. Rotinas tiveram que ser readequadas a realidade tanto dos professores quanto a de seus alunos e familiares.

#PraCegoVer: Professoras posam para foto com seus certificados (Fotos: Divulgação/PMC)

A professora Janaína Morgado, da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, localizado no bairro Casa Branca, explicou um pouco a respeito dos muitos desafios que enfrentou neste ano de 2020.

“As crianças em período de alfabetização não têm a mesma autonomia de uma criança alfabetizada e necessita mais da presença do professor e da família para desenvolver suas competências. Com isso, houve uma grande carga de responsabilidade para esses professores que, fizeram a busca ativa dos alunos chamando a família para partilhar dessa responsabilidade atendendo-as em diferentes horários por meio de vídeos chamadas, constantemente,” conclui Janaína.

Ao final do encontro, os profissionais receberam um simbólico certificado como forma de agradecimento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês de janeiro de 2025, totalizando 2.569 ações voltadas à segurança e proteção da população. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se 1.341 rondas em estacionamentos, 452 abordagens, 167 rondas em pontos turísticos e 311 multas emitidas.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/02/2025
Caraguatatuba prepara esquema especial de limpeza no Carnaval
Caraguatatuba prepara programação especial de limpeza no Carnaval

O Carnaval de 2025 vai de 28 de fevereiro a 4 de março. Enquanto milhares de pessoas se divertem na folia ou aproveitam as praias de Caraguatatuba, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, organiza uma programação especial de limpeza para os dias de Carnaval nos locais

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/02/2025
Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas
Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas

O Governo Municipal de Caraguatatuba divulgou as novas datas dos jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que foram suspensos devido às fortes chuvas nos dias 29 de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, as partidas serão realizadas no campo de Beach

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/02/2025
Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de tentativa de roubo
Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de tentativa de roubo

Durante patrulhamento pela região sul de Caraguatatuba na tarde da última sexta-feira (14), os agentes da Guarda Civil Municipal receberam a solicitação presencial de uma vítima que alegava ter sido assaltada há poucos instantes e entrado em luta corporal com os agressores para manter seu pertence e conseguido se desvencilhar

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta
Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (20/2), as inscrições para o Festival de Cultura Afro – Muvuka 2025, que celebra a arte, cultura e o empreendedorismo negro e indígena. O chamamento público disponibiliza dez vagas para artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba. O festival ocorre em abril, no bairro do Travessão. O projeto

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/02/2025