Pesquisar No Site
Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo
Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo
Hoje, dia 25 de novembro é lembrado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, na Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas.
Elas foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. A morte violenta causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.
Em Caraguatatuba, a proposta é mais ampla. De 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha é voltada a todos os atos violentos, sejam para mulheres, idosos, crianças e adolescentes, por gênero, identidade social, racial, entre outros. Diante disso será promovida a campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência.
Falando de violência contra a mulher, em 2019, o Ligue 180, canal de denúncias gratuito, registrou um total de 1,3 milhão atendimentos telefônicos. Desse número, 6,5% foram denúncias de violações contra a mulher. Com a pandemia do novo coronavírus, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ampliou os canais de atendimento do serviço. Nos primeiros quatro meses de 2020, houve um crescimento médio de 14,1% no número de denúncias feitas ao Ligue 180 em relação ao mesmo período do ano passado.
Caraguatatuba possui um equipamento específico para atender mulheres vítimas de violência, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Atualmente, são mais de 300 referenciadas que possuem um equipamento de acolhida, que ajuda a superar a situação de violência, por meio de atendimentos em grupos, psicossocial e jurídico.
A denúncia anônima pode ser feita pelo disque 180 ou disque 100. Para outras formas, é necessário que a mulher compareça ao Ciam ou qualquer unidade da Assistência Social para atendimento com técnico que avaliará a demanda.
Logo que a vítima é acolhida no espaço, é realizada avaliação do risco para decidir, junto com a mulher, as medidas a serem tomadas. O acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia).
O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim, que ela supere a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Confira a programação completa da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/11/caraguatatuba-realiza-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/
Serviço:
CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME).
Telefone: 3883-9908.
Horário de atendimento: das 9h às 15h
Veja Também Recentes
10ª Copa Kids de futebol começa nesta quinta-feira com mais de 500 atletas na cidade
Começou nesta quinta-feira (19) a Copa Kids de futebol em Caraguatatuba, nos campos esportivos do Brasília e Corinthinhas. Promovido pela CRF Sports e com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o campeonato será realizado até domingo, dia 22 de dezembro. Estão reunidos diversos atletas de categorias que vão da sub-08
Caraguatatuba segue com credenciamento de músicos para apresentações em eventos da Prefeitura
A Secretaria de Turismo continua com o credenciamento de músicos profissionais da cidade para apresentações em eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Caraguatatuba. O credenciamento fica aberto até o dia 19 de julho de 2025 para atividades de produção musical, bandas, trios, duplas, cantores solos e DJs qualificados para
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza obra de drenagem na região do Aruan
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as obras de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), no bairro Aruan, onde foi instalada uma rede de águas pluviais. As intervenções foram executadas entre as ruas perpendiculares Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga. Para a realização da obra, parte da