Pesquisar No Site
ONG ACAJU promove ‘I Encontro da Cultura Caiçara’ em comemoração aos seus 20 anos

ONG ACAJU promove ‘I Encontro da Cultura Caiçara’ em comemoração aos seus 20 anos
A Organização não Governamental (ONG) Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU) promove o ‘I Encontro da Cultura Caiçara – Cultura Caiçara hoje: Resistência e Persistência’ em comemoração aos seus 20 anos.

#PraCegoVer: Arte de divulgação contém fotos dos convidados, informações sobre a live e links de acesso à transmissão. (Foto: Arte/Fundacc)
O ‘I Encontro da Cultura Caiçara’ é composto por uma série lives realizadas às sextas-feiras, às 9h, em plataformas on-line, com diferentes convidados que irão discutir semanalmente temas como história, arte, cultura caiçara nos dias de hoje e muito mais.
Nesta sexta (7), a historiadora Denise Lemes e o arqueólogo Clayton Galdino são os convidados à mesa de discussões e irão tratar sobre a história caiçara na região. A live será transmitida a partir das 9h pelos links: https://meet.jit.si/EncontroACAJU e Youtube/Encontro ACAJU.
Segundo a organização, os encontros têm como intuito abordar assuntos ligados à cultura caiçara afim de preservá-la e propagá-la às futuras gerações. “Precisamos preservar nossa cultura para que ela não seja esquecida, por isso encontros como estes são tão importante e mais importante ainda é a participação do público. Estão todos convidados!”, disseram.
Sobre a ONG ACAJU
Fundada em 22 de maio de 2000 por caiçaras residentes às margens do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, a ACAJU é uma entidade civil sem fins lucrativos de suma importância para a comunidade local.
O trabalho desenvolvido por ela visa à preservação do Juqueriquerê e a conscientização de crianças e adultos sobre a importância do rio e da cultura caiçara, que faz parte de várias gerações e permanece lutando para não ser esquecida.
Parceira de longa data do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), a ONG ACAJU é também organizadora de vários eventos que valorizam o pescador e a preservação da cultura regional.
Para mais informações acesse: https://www.facebook.com/tudapaes/.
Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.