Pesquisar No Site
Regularização Fundiária: moradores do Balneário Maria Helena recebem título de propriedade
Regularização Fundiária: moradores do Balneário Maria Helena recebem título de propriedade
O loteamento Balneário Maria Helena, localizado no bairro Perequê-Mirim foi feito por Maria Helena e José Raimundo Gonçalves, em 1975. As vendas constavam em antigos livros de registro e não houve a devida abertura de matrícula lote por lote, no cartório de registro de imóveis.
Para regularizar a situação, os loteadores deveriam refazer todo o procedimento de venda, o que não foi feito devido ao alto custo.
Assim, nesses 45 anos, a área sofreu invasões, grilagens e demarcações errôneas, até 2017, quando o prefeito Aguilar Junior instituiu o Programa de Regularização Fundiária, por meio da Secretaria de Habitação, no município.
Nessa quinta-feira (2), Aguilar Junior iniciou a entrega de 604 títulos de propriedade, devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis, aos moradores do loteamento Balneário Maria Helena I e II.
Dona Maria Vilani Ferreira, 59 anos, não acreditou quando o prefeito bateu na porta de casa, na tarde de ontem, para entregar pessoalmente o documento. “Comprei esse terreno há 30 anos e há 28 anos construí e moro aqui. Agora o sonho de ter o registro do imóvel, certinho, foi realizado. Sou proprietária de fato e de direito”, declarou.
História curiosa contou o aposentado Alírio da Silva, 52 anos. Ele comprou o terreno no local, quando a moeda brasileira era o Cruzado Novo e comemorou receber das mãos do prefeito o documento de propriedade.
“Peguei meu 13º, vendi minha bicicleta, peguei 500 Cruzados Novos emprestado e comprei o terreno. Há 18 anos comecei a construir minha casa e fiz os trâmites burocráticos para liberar a obra. Agora tive a satisfação de receber do prefeito o registro de propriedade do meu imóvel. Hoje realmente é um dia de muita alegria para mim e minha família”, afirmou.
Para Aguilar Junior, o Programa de Regularização Fundiária é um dos compromissos do Plano de Governo mais importantes. “É uma grande satisfação proporcionar aos moradores de áreas irregulares segurança jurídica, acesso a serviço de água e luz, entre outros benefícios. Nossa equipe está trabalhando com muito emprenho para levar esse programa ao maior número de munícipes”, disse.
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Broca FC e Eduardo Stadium estão na final do Campeonato de Futsal série Prata
Nesta última quarta-feira (23/10), a quadra do Morro do Algodão abriu espaço para dois jogos decisivos, que valiam a classificação para a final do campeonato de futsal série prata. O jogo começou às 19h30, com Broca FC enfrentando os Donos da Bola, e finalizou com placar de 2 a 1,