Pesquisar No Site
Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no período de março a junho de 2020 o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou 6.419 atendimentos. Entre eles, estão consultas e procedimentos ginecológicos, pré-natais de alto risco e exames, como densitometria óssea e ultrassonografia.

#PraCegoVer: Uma criança está deitada em uma cama hospitalar e recebe dose da vacina palivizumabe. Uma enfermeira aplica a vacina, enquanto outra segura os membros inferiores da criança para a sua segurança (Foto: Divulgação/PMC)
No caso do exame de densitometria óssea, foram realizados apenas 134. A coordenadora e enfermeira do Pró-Mulher, Celina Medalha, esclareceu que “esse tipo de procedimento não se enquadra como emergência, então todos os pacientes marcados para abril e maio foram reagendados. Isso explica a pouca quantidade de exames realizados”.
Outro procedimento realizado desde março de 2020 na unidade é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.
Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês de junho foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

#PraCegoVer: Duas pacientes são atendidas no balcão de recepção do Pró-Mulher.Ambas usam máscara de proteção. Dois funcionários estão do outro lado do balcão com máscara de proteção e protetor de rosto em acrílico (Foto: Divulgação/PMC)
Em março, o número de pacientes atendidos pelo Pró-Mulher chegou a 2.390. No mês de abril, com a redução do número de consultas, devido aos decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba para conter a Covid-19, foram realizados 934 atendimentos. Uma queda considerável de 60% que, de acordo com Celina, “já era esperada pela equipe por conta da doença”.
Se comparado a abril, e com a liberação da agenda em 50%, a unidade fechou o mês de maio com um aumento de 29% do número de atendidos, que chegou a 1.205. Já o mês de junho registrou um aumento 102%, na comparação com abril. Nesse período, o Pró-Mulher realizou 1.891 atendimentos,
Cuidados com a Covid-19

#PraCegoVer: Imagem mostra a fachada do Pró-Mulher (Foto: Divulgação/PMC)
O Pró-Mulher segue à risca as recomendações e orientações das autoridades de saúde para continuar atendendo a população com segurança e qualidade. Por isso, a unidade oferece álcool gel logo no balcão de recepção.
As cadeiras foram separadas por fitas sinalizadoras para evitar aglomerações e o contato de pessoas. E assim como os demais prédios públicos, estabelecimentos e outros locais o uso da máscara de proteção no local é obrigatório para funcionários, além dos pacientes e acompanhantes de idosos e menores de idade, que devem aguardar na área externa da unidade.
Serviço
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é (12) 3897-3500.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas