Pesquisar No Site
Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019, foi idealizado para oferecer acolhimento, carinho e respeito às mulheres de Caraguatatuba. Um espaço onde a mulher consegue realizar consultas, exames e receber todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica.

#PraCegoVer: De jaleco, enfermeira manipula frasco de leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)
Desde a sua inauguração, até o mês de junho de 2020, foram realizados 26.067 atendimentos entre consultas e exames.
No Pró-Mulher são realizados pré-natais de alto risco e exames como densitometria óssea e ultrassonografia. Outro procedimento realizado na unidade, desde março de 2020, é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.
Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês passado foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.
A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 2018 pela Prefeitura. Anteriormente, os atendimentos desses serviços eram realizados em outro endereço.
Com a transferência do Ceami e o BLH para o Pró-Mulher, mamães e bebês ganharam um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade Ceami.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente, o BLH conta com cerca de 300 doadoras de leite humano cadastradas e 3 mil mães para receber o atendimento de acompanhamento de apoio à amamentação.
Atendimento às vítimas de violência é prioridade
Segundo a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, todas as solicitações que chegam através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) de Caraguatatuba, inaugurado em 2017 com o objetivo de prestar assistência às mulheres vítimas de violência no município, são prioridades na unidade.
Além dos atendimentos com psicólogo e ginecologista, são realizados diversos grupos terapêuticos com mulheres vítimas de algum tipo de violência que comprometa a sua integridade física, mental ou moral.
Porém, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os grupos terapêuticos fossem suspensos. Nesse período, as vítimas recebem apoio, via telefone, pela equipe do CIAM.
Com a pandemia, o CIAM realizou, em média, 40 atendimentos. Entre eles estão: acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.
O CIAM e o Pró-Mulher formam um conjunto de apoio à mulher. Uma arma poderosa contra a violência feminina à disposição da população.
Denúncias
Atos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma sigilosa e confidencial pelo telefone 180, número gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana.
O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). O telefone é o (12)3883-9908 e o horário de atendimento: 8h às 17h.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o (12) 3897-3500.
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12