Pesquisar No Site
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (03/07), de uma palestra proferida por militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava. A tropa está na cidade para realizando ações de apoio à situação emergencial causada pela pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Em pé, homem do Exército Brasileiro, fala para grupo de jovens da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Estão uniformizados e sentados em carteira /sescolares (Foto: Divulgação /PMC)
A palestra foi realizada no Salão Monteiro Lobato, sede da Secretaria de Educação e abordou a importância do Serviço Militar para os jovens, os concursos públicos e formas de ingresso que o Exército Brasileiro oferece, inclusive para mulheres. As Forças Armadas, de modo geral, não são exclusivas para os homens. Cada vez mais as mulheres também ocupam seu espaço na carreira militar.
Durante a palestra os jovens puderam conhecer ações que o Exército Brasileiro desenvolve, como controle das fronteiras e missões de paz, e os que pensam em seguir na carreira militar, receberam dicas e puderam tirar dúvidas.
Para Ana Luiza Moreira Lima, 16 anos, Guarda Mirim da 1º turma, a palestra foi muito esclarecedora, principalmente sobre as formas de ingresso, como seguir carreira, idades mínimas e máximas e escolaridade, por exemplo.
Ela também ressaltou seu interesse pela história do 6º BIL, as ações que eles participaram. “Como eu já pensei em seguir carreira nessa área, a palestra foi muito esclarecedora e motivadora”, disse.
Alistamento Militar

#PraCegoVer: Integrantes da Guarda Mirim estão em posição de sentido.(Foto: Divulgação /PMC)
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino, nascidos em 2002, agora têm até o dia 30 de setembro (quarta-feira) para se alistar nas Forças Armadas. O cadastro online está disponível no site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Para se cadastrar é necessário apenas, o CPF, RG, e-mail e telefone.
Devido a pandemia da Covid-19, o alistamento foi estendido para 30 de setembro.
No Brasil, o alistamento militar é obrigatório aos homens, quando completam 18 anos. Se liberado do serviço militar, o cidadão é considerado reservista, ou seja, em caso de guerra, poderá ser chamado para servir o país. Já o militar de carreira (oficial ou sargento), é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das Escolas de Formação: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx); Instituto Militar de Engenharia (IME); A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); A Escola de Saúde do Exército (EsSEx); A Escola de Sargentos das Armas (EsSA).
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado
O tradicional Concurso de Marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reúne 12 autores e suas canções para a apresentação pública na Praça Cândido Motta (Coreto), às 20h deste sábado (22). O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a festa popular e premiar as

11º Encontro Internacional de Contato Improvisação no Litoral segue até domingo em Caraguá
O projeto propõe atividades voltadas para o estudo da dança, para estudantes e profissionais. Também ocorrerão eventos abertos e gratuitos ao público Até domingo (9) Caraguatatuba recebe o 11º Encontro Internacional de Contato Improvisação no Litoral no Polo Cultural do Centro, com apoio do Governo Municipal por meio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural

Universidade amplia oferta educacional em Caraguatatuba com novo curso de Enfermagem
A Universidade de Taubaté (Unitau) iniciou a primeira turma do curso de Enfermagem no campus de Caraguatatuba. O curso atende à crescente demanda por profissionais da área da saúde no Litoral Norte. A graduação soma-se às seis turmas de Medicina e aos programas de Mestrado oferecidos no campus. O curso

Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
A artista visual Manuela Navas apresenta sua exposição individual no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. “Tudo é sonho/improviso impermutável e a impossibilidade de ser” até 22 de março. A curadoria é de Carolina Rodrigues e a direção artística de Carla Oliveira. Em 2025, Manuela realiza um projeto artístico

Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas
O Governo Municipal de Caraguatatuba divulgou as novas datas dos jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que foram suspensos devido às fortes chuvas nos dias 29 de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, as partidas serão realizadas no campo de Beach