Pesquisar No Site
Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região

Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região
A Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba é referência no atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Esse setor da Secretaria de Educação garante o acesso e a permanência dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades nas unidades escolares municipais.
Atualmente, a Educação Inclusiva acompanha cerca de 1.700 estudantes (NEE), sendo 475 matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 450 crianças matriculadas nos Centros de Referência em Inclusão Escolar e Social (CRIES), contabilizando mais de 2.200 atendimentos por mês.

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Nos CRIESs – Centro (Tinga), Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Jardim Casa Branca) as crianças recebem atendimento especializado nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social. Nesses espaços, são realizadas intervenções nas áreas do desenvolvimento humano – comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor.
Entre os alunos (NEE), 143 são crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que recebem atendimento nas Salas de Recursos e também nos CRIESs com diferentes abordagens terapêuticas, entre elas, a Terapia de Integração Sensorial (IS).
A sala de IS começou a funcionar em 2019, após a Prefeitura adquirir os aparelhos e equipar as salas de Terapia Ocupacional com novos recursos para o atendimento.
Ensino Bilíngue
Na EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) são atendidos 12 dos 14 alunos surdos da rede, acompanhados diretamente pelas professoras intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dois outros são atendidos em outras unidades escolares.
Veja Também Recentes

“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.