Pesquisar No Site

Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região

Publicado em: 30/07/2020
Destaques
Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região
Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região

A Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba é referência no atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)

Esse setor da Secretaria de Educação garante o acesso e a permanência dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades nas unidades escolares municipais.

Atualmente, a Educação Inclusiva acompanha cerca de 1.700 estudantes (NEE), sendo 475 matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 450 crianças matriculadas nos Centros de Referência em Inclusão Escolar e Social (CRIES), contabilizando mais de 2.200 atendimentos por mês.

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)

Nos CRIESs – Centro (Tinga), Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Jardim Casa Branca) as crianças recebem atendimento especializado nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social. Nesses espaços, são realizadas intervenções nas áreas do desenvolvimento humano – comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor.

Entre os alunos (NEE), 143 são crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que recebem atendimento nas Salas de Recursos e também nos CRIESs com diferentes abordagens terapêuticas, entre elas, a Terapia de Integração Sensorial (IS).

A sala de IS começou a funcionar em 2019, após a Prefeitura adquirir os aparelhos e equipar as salas de Terapia Ocupacional com novos recursos para o atendimento.

Ensino Bilíngue

Na EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) são atendidos 12 dos 14 alunos surdos da rede, acompanhados diretamente pelas professoras intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dois outros são atendidos em outras unidades escolares.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Filme-Kasa-Branca_Divulgacao-3
Exibição do filme “Kasa Branca” é atração da Videoteca Lúcio Braun na sexta-feira

O Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), exibe o longa-metragem Kasa Branca nesta sexta-feira (21/2), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba. A sessão é gratuita e tem classificação indicativa de 16 anos. Dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, o filme é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/02/2025
Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba
Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba

A audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal será na próxima sexta-feira (28/2), às 17h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Área de Contabilidade do Departamento Financeiro da Secretaria da Fazenda vão demonstrar a execução das

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/02/2025
Governo Municipal institui prazo para empresa de transporte de passageiros retirar propagandas irregulares
Governo Municipal institui prazo para empresa de transporte de passageiros retirar propagandas irregulares

A Secretaria de Urbanismo se reuniu com representante da empresa de transporte por aplicativo e advogado na última sexta-feira (21) para definir a retirada de cartazes colados irregularmente em postes do município. Foram identificadas 101 ruas com postes cobertos por propagandas, número que pode aumentar, segundo secretário de Urbanismo, César

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/02/2025
Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais
Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou o encontro de alinhamento e capacitação “São Paulo Sempre Alerta 2025”, que contou com representantes de cerca de 300 municípios paulistas frente à prevenção e enfrentamento de desastres naturais na última quarta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo Capital.

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 06/02/2025
Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino
Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino

Alunos do 9º ano, da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, participaram na terça e quarta-feira (18 e 19), do projeto Bombeiros na Escola. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/02/2025