Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento

Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
A Prefeitura de Caraguatatuba projetou uma rede municipal de saúde de urgência e emergência com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Centro, Norte e Sul.

#PraCegoVer: Um pouco da estrutura médica que Caraguatatuba tem disponível para sua população (Foto: Divulgação / PMC)
Duas delas foram entregues na gestão do prefeito Aguilar Junior (Norte e Sul) e com isso desafogou o fluxo de pacientes que buscam atendimentos de urgência e emergência.
Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde teve de adequar a sua atual estrutura e criar leitos de urgência e emergência nas UPAs, além de leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, hoje hospital retaguarda da cidade.
A UPA Centro foi remodelada e ganhou 80 leitos de emergência, sendo 12 deles com respiradores. Com isso, a unidade virou a UPA Covid-19 para atendimentos de casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus.

#PraCegoVer: Um pouco da estrutura médica que Caraguatatuba tem disponível para sua população (Foto: Divulgação / PMC)
O que antes era o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) foi adaptado e transformado em UPA para atendimentos de outras patologias que não sejam Covid-19 ou síndrome gripal.
Além disso, a UPA Sul atende as ocorrências de rotina, mas também separou um espaço para casos de Covid-19 e síndromes, com isolamento de pacientes e leitos com três respiradores. Já a UPA Norte conta com a mesma estrutura e leitos com dois respiradores.
E na Casa de Saúde Stella Maris, a Prefeitura de Caraguatatuba criou 39 leitos, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, todos os esforços e investimentos estão sendo feitos para que a população tenha o melhor atendimento de Norte a Sul do município.
“Montamos estruturas que vão ficar para sempre, ou seja, não são hospitais só para o período de pandemia”, disse.
A boa estrutura pode ser comparada a cidade de grandes centros urbanos e capitais. Em contrapartida, isso tem provocado a migração de pacientes para Caraguatatuba.
A média de atendimentos nas UPAs era de 80 a 100 pacientes/dia no começo da pandemia e hoje chega a 250 pacientes/dia.
Levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que nos nove primeiros dias de julho, mais de 5 mil pacientes passaram pelas três UPAs (Centro, Sul e Norte).
Cerca de 10% deste atendimento se refere a pacientes de outros municípios, inclusive, alguns de outros Estados.
Veja Também Recentes

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no