Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
A Prefeitura de Caraguatatuba projetou uma rede municipal de saúde de urgência e emergência com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Centro, Norte e Sul.
Duas delas foram entregues na gestão do prefeito Aguilar Junior (Norte e Sul) e com isso desafogou o fluxo de pacientes que buscam atendimentos de urgência e emergência.
Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde teve de adequar a sua atual estrutura e criar leitos de urgência e emergência nas UPAs, além de leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, hoje hospital retaguarda da cidade.
A UPA Centro foi remodelada e ganhou 80 leitos de emergência, sendo 12 deles com respiradores. Com isso, a unidade virou a UPA Covid-19 para atendimentos de casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus.
O que antes era o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) foi adaptado e transformado em UPA para atendimentos de outras patologias que não sejam Covid-19 ou síndrome gripal.
Além disso, a UPA Sul atende as ocorrências de rotina, mas também separou um espaço para casos de Covid-19 e síndromes, com isolamento de pacientes e leitos com três respiradores. Já a UPA Norte conta com a mesma estrutura e leitos com dois respiradores.
E na Casa de Saúde Stella Maris, a Prefeitura de Caraguatatuba criou 39 leitos, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, todos os esforços e investimentos estão sendo feitos para que a população tenha o melhor atendimento de Norte a Sul do município.
“Montamos estruturas que vão ficar para sempre, ou seja, não são hospitais só para o período de pandemia”, disse.
A boa estrutura pode ser comparada a cidade de grandes centros urbanos e capitais. Em contrapartida, isso tem provocado a migração de pacientes para Caraguatatuba.
A média de atendimentos nas UPAs era de 80 a 100 pacientes/dia no começo da pandemia e hoje chega a 250 pacientes/dia.
Levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que nos nove primeiros dias de julho, mais de 5 mil pacientes passaram pelas três UPAs (Centro, Sul e Norte).
Cerca de 10% deste atendimento se refere a pacientes de outros municípios, inclusive, alguns de outros Estados.
Veja Também Recentes
Com ajuda do COI de Caraguatatuba, Polícia Civil consegue localizar procurados por furto em loja de eletrônicos
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram a Polícia Civil a localizar dois indivíduos que, na semana passada, levaram cerca de R$ 100 mil em equipamentos de uma loja de eletrônicos. Os indivíduos foram encontrados em suas residências no bairro Morro do Algodão, região
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis