Pesquisar No Site
Campanhas contra sarampo e H1N1 seguem até o dia 31 de agosto em Caraguatatuba

Campanhas contra sarampo e H1N1 seguem até o dia 31 de agosto em Caraguatatuba
A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quinta-feira (30) o último balanço do número de doses da vacina contra sarampo durante a 2º fase da campanha em Caraguatatuba, que segue até o dia 31 de agosto.
Até o momento, 1187 pessoas procuraram as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Dessas, 639 precisaram receber a dose da vacina. Na faixa etária de seis meses a 29 anos foram aplicadas 214 doses. Entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 425 aplicações da vacina.
A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.
No ano passado foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito. Em 2020, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos.
A Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19. “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.
O sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
Vacinação H1N1 – influenza
Outro balanço divulgado pela Vigilância é sobre o número de vacinados contra influenza (H1N1) no município. Nesta semana, o total chegou a 33.210.
As doses estão distribuídas entre os grupos prioritários: crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (com 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, adultos (de 55 a 59 anos) e idosos.
O município já atingiu meta estabelecida pelo Estado dos seguintes grupos: idosos – 19.803 (169,60% do objetivo) e trabalhadores de saúde – 4.406 (129,36% do objetivo).
O total de crianças vacinadas foi de 6.248 – 73,46% da meta; gestantes – 807 (62,61%); puérperas (com 45 dias pós-parto) – 141 (66,51%); adultos (de 55 a 59 anos) – 1.805 (35,32%).
A Campanha de Vacinação contra influenza (H1N1) que, por orientação do Governo do Estado, foi liberada para todas as faixas etárias desde o dia 1º de julho, segue até o dia 31 de agosto.
Onde encontrar as vacinas?
As vacinas contra sarampoe H1N1 podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.
A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.
Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.
Confira o endereço das escolas municipais:
EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.
EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.