Pesquisar No Site
Pais e alunos recebem kit com verduras e temperos cultivados em horta educativa
Pais e alunos recebem kit com verduras e temperos cultivados em horta educativa
A unidade escolar EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba, desenvolve desde 2018 o projeto “Horta em Movimento”, representado pelo professor Mário Luiz da Silva.
A escola foi uma das 10 vencedoras de um concurso realizado pela Fundação Nestlé, que buscava por projetos que promovessem práticas de atividades físicas, educação alimentar e nutricional.
A conquista de Caraguatatuba veio com a união de três projetos realizados no município: Boa Medida – que aborda boas práticas alimentares e vida saudável; Robótica na Escola – que busca integrar tecnologia à educação; e o projeto Horta Educativa, que além de ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, colabora com o cardápio dos alunos.
Devido ao fechamento das unidades escolares por conta da pandemia, a continuidade da Horta em Movimento enfrentou um desafio, pois, temporariamente, não podia contar com seus principais colaboradores: os próprios alunos, que colocavam as “mãos na terra”. Mas com a ajuda de voluntários da Secretaria de Educação, que se engajaram às atividades, o trabalho pôde prosseguir e o resultado foi a colheita de hortaliças realizada nesta terça-feira (09/06).
Aproveitando a abertura da unidade escolar, para recebimento das atividades e atendimentos em geral, foi realizada a colheita, para que as verduras fossem entregues aos pais e alunos que buscaram atendimento na escola.
O responsável pela Horta Educativa, Fabio Henrique Paiva de Souza, explica a importância da horta no desenvolvimento escolar. “Sabemos que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Ao incentivar o cultivo de horta, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
Com essa colheita, 20 kits com as hortaliças frescas, contendo verduras e temperos, foram montados e entregues à comunidade escolar.
Veja Também Recentes
Obras realizadas em ruas do Jardim Jaqueira melhoram drenagem de águas pluviais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está realizando obras no bairro Jardim Jaqueira, região central, visando melhorar a drenagem de águas pluviais. Os trabalhos são realizados na rua Guilherme Ribeiro de Faria, esquina com rua Antonio José da Silva, nas proximidades da Secretaria de
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também