Pesquisar No Site
No Dia do Meio Ambiente, Caraguatatuba destaca projeto do Viveiro Municipal com plantas nativas

No Dia do Meio Ambiente, Caraguatatuba destaca projeto do Viveiro Municipal com plantas nativas
Um dia que era para ser repleto de atividades de educação ambiental, este ano, recebeu uma abordagem diferenciada. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, a homenagem remete a um projeto importante da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Viveiro Municipal de plantas nativas.

#PraCegoVer: Mudas de árvores organizadas em um espaço coberto; o espaço é rodeado de vegetação e grandes árvores. (Foto: Divulgação/PMC)
São quase 2 mil mudas abrigadas no espaço, todas de espécies nativas da Mata Atlântica, provenientes de compensação ambiental. As plantas são utilizadas para arborização urbana, tanto para locais públicos ou residenciais e recuperação das áreas ambientais degradadas e da mata ciliar, importantes para proteção das margens dos rios.
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras. São mudas de diferentes finalidades, como floríferas, ecológicas, frutíferas e de diferentes tamanhos.
Quem quiser a doação de mudas para plantio deve entrar em contato pelo Canal 156 ou na SMAAP, pelo telefone (12) 3897-2530 e solicitar o pedido, através do projeto do Disk Árvore.
Além de doar a muda, a equipe da Secretaria, auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
O espaço também realiza o trabalho de educação ambiental com as escolas municipais e instituições, com palestras sobre a importância das boas práticas sustentáveis e divulgações das ações do município na preservação ambiental, além de cursos para servidores públicos sobre poda de árvores e identificação de espécies da Mata Atlântica.
O Viveiro é aberto para utilização e visitação do público, mas por conta da pandemia, as visitas estão suspensas temporariamente. O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500 – Jardim Itaúna.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em