Pesquisar No Site

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

Publicado em: 26/06/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os seus manifestos, produção de documentário, artes e estéticas afro-brasileiras, introdução à fotografia criativa e muito mais.

As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual e atenderão público inscrito previamente. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.

#PraCegoVer: Flyer de divulgação com informações sobre as oficinas on-line. (Foto: Arte/Fundacc)

A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.

As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.

O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira abaixo as Oficinas online com inscrições abertas:

  • Posso te indicar um conto? – Clube de leitura (on-line)

Com coordenação de Renata Cirilo, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 6 a 29 de julho, das 17h às 19h.

Inscrições até 27 de junho no link: https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: Nesta oficina os participantes serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.

  • Workshop: Introdução à fotografia criativa (on-line)

Com coordenação de Melissa Szymanski, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 7 a 16 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 28 de junho no link:  https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina tem como objetivo mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e a entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado durante o curso o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais, explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria.

  • Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos (on-line)

Com coordenação de Ronaldo Mota, a oficina será realizada às sextas-feiras, de 3 a 31 de julho, a partir das 18h, no Youtube.

Inscrições até 1º de julho no link: https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois.

  • Oficina: Artes e estáticas Afro-Brasileiras (on-line)

Com coordenação de Luciara Ribeiro, a oficina será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, de 13 a 17 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 3 de julho no link: https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos.

  • Oficina de produção de documentário (on-line)

Com coordenação de Mário de Almeida, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 13 a 29 de julho. Os quatro primeiros encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, quarta-feira (29/7), será ao vivo, às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7

Sinopse: O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

  • Oficina de apreciação musical: Música folclórica Sul-Americana (on-line)

Com coordenação de Marcos Matturro, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 14 a 28 de julho. Os quatro primeiro encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, terça-feira (28/7), será ao vivo às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: Na oficina serão abordados os gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam.

  • Oficina: Introdução a teoria queer e os seus manifestos (on-line)

Com coordenação de Rafael Leopoldo e Sara Wagner York, a oficina será realizada às quartas e quintas-feiras, de 22 a 30 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9

Classificação indicativa: 18 anos

45 vagas

Sinopse: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é finalista no Índice de Gestão Municipal
Caraguatatuba é finalista no Índice de Gestão Municipal

A cidade de Caraguatatuba é uma das finalistas estaduais que visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros. A premiação ocorre neste sábado (8/6) em São Paulo. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 07/06/2024
Prefeitura disponibiliza link do webCommerce para recarga de cartões de passes do transporte urbano
Prefeitura disponibiliza link do webCommerce para recarga de cartões de passes do transporte urbano

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou em seu site, na página da Secretaria de Mobilidade Urbana e proteção ao Cidadão o link https://max00489.itstransdata.com/TDMaxWebCommerce/ para recarga de cartões de passes do transporte coletivo urbano. O site da antiga empresa Fênix saiu do ar e a nova empresa Sou Caraguá está atualizando dados

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/06/2024
Claudia Canova realiza exposição de cerâmica
Claudia Canova realiza exposição de cerâmica “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê sedia a mostra até 14 de agosto. No dia 22 de junho, será realizada uma visita com audiodescrição A ceramista Claudia Canova leva para o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê sua exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”. Realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, fica em

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/06/2024
Força-tarefa da Sesep impõe ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba
Força-tarefa da Sesep impõe ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba

Após montar uma força-tarefa para melhorar os serviços de limpeza dos bairros, a Prefeitura de Caraguatatuba esta semana, conseguiu impor um ritmo acelerado visando levar serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros, para todas as regiões da cidade. Em uma operação integrando a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2024
FGV divulga resultado final da avaliação de títulos do magistério do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba
FGV divulga resultado final da avaliação de títulos do magistério do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos dos cargos do magistério do Edital 03 do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba na Edição 1.334 do Diário Oficial Eletrônico do Município nesta quarta-feira (19/6) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos. Os aprovados e classificados para

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/06/2024