Pesquisar No Site
Governo do Estado anuncia Plano de Retomada da Educação

Governo do Estado anuncia Plano de Retomada da Educação
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) o plano de retomada da educação no Estado de São Paulo. As medidas se referem a todo o sistema educacional – desde a educação infantil até o ensino superior – para a rede pública municipal, estadual e rede privada e a educação complementar, que são cursos de inglês, e outros cursos livres.

#PraCegoVer: Arte que ilustra as etapas do plano de retomada da educação do Estado de SP. (Arte: Divulgação /Governo do Estado de SP).
O plano prevê retorno para dia 8 de setembro, mas está condicionado aos indicadores de saúde do Plano SP.
A proposta prevê o retorno de forma gradual e em três etapas: Etapa 1, será permitido 35% da capacidade física da unidade escolar; Etapa 2, até 70% e Etapa 3, 100%. Em todas as etapas deve ser preservado o distanciamento de 1,5m e pode haver revezamento dos estudantes.
As etapas 1 e 2, que contemplam o retorno de apenas um percentual dos estudantes, considera que o restante permanecerá acompanhando o conteúdo de forma remota.
Cada rede de ensino deverá estabelecer os detalhes de seus protocolos, definindo quais grupos de estudantes deverão compor os 35% da etapa 1, os 70% da fase 2, até que 100% dos alunos possam retornar na etapa 3.
Para avançar nas etapas, as Regionais de Saúde devem permanecer, no mínimo, na fase amarela. Se uma região regredir para as fases 1 e 2 (vermelho e laranja), a reabertura das escolas será suspensa naquela região.

#PraCegoVer: Arte que ilustra os protocolos sanitários para a volta às aulas presenciais. (Arte: Divulgação /Governo do Estado de SP).
Protocolos
O plano de retomada da educação estabelece uma série de protocolos de distanciamento social, comunicação, monitoramento de saúde dos alunos e funcionários, higiene pessoal, sanitização de ambientes para garantir a segurança nas escolas, sejam as públicas municipais, estaduais e também servem como recomendação para as escolas privadas em todo o Estado de São Paulo.
Dentre as diversas medidas que deverão ser adotadas estão: Distanciamento obrigatório de 1,5 m entre as pessoas; Organização dos horários de entrada e saída dos alunos para evitar aglomerações; Intervalos e recreios serão feitos em horários alternados, com revezamento de turmas; Atividades de educação física podem ser realizadas mediante cumprimento do distanciamento de 1,5 m, preferencialmente ao ar livre, entre outras.
O decreto que regulamente o plano de retorno da educação deve ser publicado no dia 2 de julho.
As aulas presenciais foram suspensas no dia 23 de março quando o governo antecipou o período de férias e recesso escolar para minimizar a propagação do novo coronavírus.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,