Pesquisar No Site

Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês

Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês
Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o trabalho da Coleta Seletiva e dos Ecopontos. A busca pelos serviços aumentou em 20% durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

#PraCegoVer: Caminhão da Coleta passando em rua, enquanto dois coletores colocam material dentro (Foto: Divulgação/PMC)

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais.

O plano de Gestão de Resíduos Sólidos do município conta com vários programas. Dentre eles, o Programa de Coleta Seletiva e os Ecopontos, instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu. Juntos, os dois serviços reaproveitam, todo mês, cerca de 250 toneladas de material reciclável.

Com a separação dos materiais, a Prefeitura tem uma economia de quatro a seis caminhões de lixo por mês que deixam de subir a serra ao aterro sanitário. Isso equivale a quase 200 toneladas, gerando uma economia significativa aos cofres públicos.

Com a prática do descarte correto, a Coleta Seletiva, além de diminuir novos tipos de surtos e contágios, como a dengue, evitando possíveis focos, também colabora com duas cooperativas de reciclagem da cidade.

Nestes locais, os materiais são triados e vendidos para empresas, gerando renda para mais de 20 famílias, direta e indiretamente. Em média, 100 pessoas, sobrevivem deste trabalho, colaborando com o meio ambiente e possibilitando que os resíduos retornem ao ciclo comercial como mercadoria.

Quem optar pelo descarte nos Ecopontos, instalados em três locais estratégicos da cidade, também beneficiará as cooperativas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cada cooperativa recebe cerca de 80 toneladas de material reciclável todo mês.

A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Serviço

Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais

Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão

Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.

#PraCegoVer: Área do Ecoponto para separação de materiais (Foto: Divulgação/PMC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo Municipal de Caraguatatuba executa serviço de desobstrução de vala de drenagem no Jetuba
Governo Municipal de Caraguatatuba executa serviço de desobstrução de vala de drenagem no Jetuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, fez neste sábado (15/2) a limpeza da vala de drenagem localizada ao lado do Residencial Jetuba, na região Norte. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos utilizou uma escavadeira para remover a vegetação e objetos descartados irregularmente que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima Publicado em 15/02/2025
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba

Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba

O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana

Caraguatatuba recebe a 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. São 3,4 mil atletas confirmados e o público total estimado é de nove mil pessoas na Praia da Cocanha durante fim de semana. O evento traz desafios de natação, corrida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais ocorre neste sábado
Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais é neste sábado

O projeto Cineclube Hartãt, em parceria com a Fundacc, promove neste sábado (15/2), das 10h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, o Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais. A formação será ministrada pela especialista Priscila Enrique de Oliveira, doutora em Antropologia pela UNICAMP e especialista em educação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/02/2025