Pesquisar No Site
Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua

Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba cada vez mais preocupada com a questão social da população adulta em situação de rua do município implantou no mês de junho, um telefone de plantão direto para que a população acione a equipe do serviço de abordagem.

#PraCegoVer: Fachada da Casa do Caminho, com veículo estacionado na frente (Fotos: Divulgação/PMC)
Desde 2017, a cidade conta com a Campanha Permanente “Não dê esmola, dê futuro”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que buscar reforçar a população, para que acione o serviço especializado de atendimento à população de rua, ao invés de ofertar a prática da esmola, fazendo com que o morador permaneça nesta situação constantemente.
Com o canal telefônico, a população poderá ligar para equipe e realizar a denúncia, fazendo com que a abordagem seja mais rápida e o acolhimento mais eficaz. A equipe chega ao local e oferta o serviço de acolhimento, para um local apropriado para os primeiros cuidados.
No espaço, a equipe multiprofissional faz uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, asseio, além de tentativas de sociabilização e regularização de documentos e benefícios.
Até o mês de maio deste ano, foram realizadas 1.522 abordagens, sendo 650 feitas desde o início da pandemia da Covid-19. Deste número, 662 pessoas aceitaram o acolhimento. Importante destacar que a Prefeitura não tem o direito de obrigar o morador de rua a se dirigir ao abrigamento.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato no telefone de plantão (12) 99654-9439, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e das 18h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.
Outros canais também podem ser acionados:
Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de