Pesquisar No Site
12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Alerta ainda é necessário
12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Alerta ainda é necessário
Doze de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, para conscientizar sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.
A exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ainda é praticada em muitos países, em geral nas regiões economicamente menos favorecidas, por causa da necessidade de renda familiar. Estatísticas da própria OIT mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil, cerca de 11% da totalidade da população infantil e mais da metade (85 milhões) está envolvida com trabalhos perigosos.
O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde (física e emocional), à educação, ao lazer e à convivência familiar.
Alerta ainda é necessário no Dia de Combate ao Trabalho Infantil
Toda criança tem direito ao lazer, à educação e à saúde, mas nem sempre é assim. No Brasil, quase 1 milhão de crianças trabalham ilegalmente.
Em nosso país, só é permitido começar a trabalhar a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou penoso, nos quais a idade mínima é de 18 anos, sendo permitido o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pessoa é considerada criança até os 12 doze anos incompletos e adolescente, dos 12 completos aos 18 anos incompletos e o ECA conceitua Trabalho Infantil como aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, a não ser na condição de aprendiz.
Guarda Mirim e o programa de aprendizagem
Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, desenvolve desde 2018 o projeto Guarda Mirim, um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes à Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale-transporte e refeições. Após a formação, os jovens são encaminhados a uma capacitação com ênfase em rotinas administrativas promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O treinamento serve de preparação para que os jovens atuem como aprendizes nas diversas secretarias da Prefeitura Municipal. Na condição de aprendizes, os jovens recebem uma bolsa-auxílio. O contrato de aprendizagem tem prazo de até 2 anos.
Conscientização e denúncia
É importante a conscientização de todos para que não comprem bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes, bem como a mobilização para utilizarem o canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Disque Denúncia (DISQUE 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e atendimento especializado (Conselho Tutelar, CREAS), de acordo com a competência e as atribuições específicas.
Desta forma, podemos contribuir para a fiscalização e ação dos órgãos públicos nesse combate, pois a infância é o momento de brincar, de aprender e de ser amado. A proteção da criança e do adolescente é dever do Estado, da família e de toda sociedade.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba organiza força-tarefa para manter praias limpas e organizadas após festas de Réveillon
O Réveillon em Caraguatatuba é sempre um sucesso, reunindo milhares de pessoas na orla da cidade para as festividades e queima de fogos. Mesmo com todo o movimento da virada de ano, a Prefeitura assume o compromisso de manter as praias limpas imediatamente após as festas, para quem quer chegar
HRLN conquista mais alto nível de Acreditação com Excelência e se torna referência em saúde no estado de SP
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) recebeu, em dezembro de 2024, o selo de Acreditação com Excelência (nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com isso, o HRLN se consolida como o único hospital no Litoral Norte de São Paulo a conquistar a mais alta certificação de qualidade no âmbito
Folia de Reis de Santo Antônio é atração em Caraguatatuba no próximo dia 11
O encontro, que celebra o dia de Reis, será realizado na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga, em Caraguatatuba, realiza no próximo sábado (11), a partir das 9h, a
Caraguatatuba recebe 10ª Copa Kids de futebol na próxima semana e atrai mais de 1,5 mil pessoas
Caraguatatuba vai receber mais uma edição da Copa Kids entre os dias 19 e 22 de dezembro, nos campos esportivos do Brasília e Corinthinhas. O campeonato é promovido pela CRF Sports e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A competição receberá jovens atletas de diversas categorias desde a
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados