Pesquisar No Site
Caraguatatuba atende cerca de 600 pessoas em situação de rua na pandemia da Covid-19
Caraguatatuba atende cerca de 600 pessoas em situação de rua na pandemia da Covid-19
Caraguatatuba já provou em inúmeras situações que é uma cidade solidária, mas em determinadas ocasiões, o ato de ajudar ao próximo prejudica a mudança de vida de uma parte da população, aquelas em situação de rua.
O ato de ofertar esmolas, alimentos, agasalhos ou cobertores para população adulta em situação de rua não é recomendado. A atitude apenas faz com que esse público, permaneça nesta situação.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017, a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”. O objetivo é orientar a população local, temporária e as instituições sociais para que ajude, mas também encaminhe para Casa Transitória ou acione as equipes de abordagem.
Neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e com a baixa temperatura, esse público fica ainda mais vulnerável. Na Casa Transitória, a equipe fará uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, asseio, acompanhamento multiprofissional, além de tentativas de reintegração à sociedade. Se houver necessidade, encaminhamento para internação e ainda a regularização de documentos e benefícios.
As equipes de abordagem são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190.
Desde o início da pandemia da Covid-19, de março a maio, quase 600 atendimentos foram realizados com pessoas em situação de rua, desses, 510 foram de abordagens pela cidade e 82 por demanda espontânea diretamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); 21 pessoas foram encaminhadas à Casa Transitória.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória ou do Creas que tomarão as devidas providências.
Casa Transitória – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes
Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de mais de 1 mil mudas e doou, aproximadamente, 400 mudas para plantios em calçadas ou áreas públicas ao longo deste ano. A ação faz parte do programa de arborização urbana, que busca
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
Final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos tem A.E Grêmio/Cirrose contra RFC no sábado
Neste próximo sábado (14), o campeonato de Futebol Máster 40 anos chega a final, e o A.E Grêmio/Cirrose vai disputar contra o RFC em busca do troféu do campeonato de Futebol Máster 40 anos. No jogo passado, o A.E Grêmio/Cirrose venceu seu adversário Esportinga nos pênaltis por 3 a 2.
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre compras de presentes de Natal
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela