Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking

Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking
A Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu, na noite desta quarta-feira (08/04), uma liminar para bloqueio de reservas dos sites de locação de imóveis Booking.com Brasil Serviços de Reservas de Hotéis Ltda e Airbnb Serviços Digitais Ltda.
A medida tem como principal objetivo desestimular a vinda de turistas para a cidade no feriado prolongado da Paixão de Cristo, iniciado nesta sexta-feira (10/04).
Segundo a Prefeitura, é necessário que o poder público realize ações sistemáticas que visem restringir o fluxo de pessoas, como forma efetiva de prevenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19) e de evitar ao colapso do sistema de saúde.
“As ações administrativas do Município junto aos hotéis e pousadas estão sendo constantes, porém, enquanto estes estabelecimentos se veem obrigados a cumprir a medida restritiva, os sites a todo momento estão dando novas opções de hospedagem, sem nenhum controle, em vários imóveis residenciais para locação de fins de semana e feriados, situação que torna impossível o exercício de fiscalização por parte do Município”, esclarece na ação.
A decisão pela concessão de tutela de urgência liminar foi assinada pela juíza de Caraguatatuba, Marta Andrea Matos Marinho.
Em seu despacho, a magistrada “impõe às rés que excluam de seus sistemas de pesquisa, no prazo de 24 horas, toda e qualquer oferta de hospedagem em residências, pousadas e hotéis desta cidade de Caraguatatuba, por prazo indeterminado, ou até cessar a situação de risco e emergência decretada, sob pena de multa diária de R$ 5 mil”.
E a mesma medida, de acordo com a decisão, é válida até a efetiva cessação da situação de risco e emergência, ou enquanto estiver vigente o Decreto Municipal 1.238/20.
“Nas circunstâncias de fato apresentadas é preciso utilizar-se do mecanismo de ponderação da teoria dos princípios, a fim de resolver o aparente conflito, para chegar à conclusão (não fácil, porém necessária) de que vulnera menos o direito à vida digna no atual estado de coisas a restrição temporária (e que perdure o mínimo possível) do direito de liberdade de ir e vir. Anoto ainda que a medida é necessária por respeito ao postulado da isonomia, uma vez que a atividade fim desenvolvida pelas demandadas equipara-se à atividade desempenhada por hotéis, pousadas e congêneres, esses que, em âmbito local, tiveram igualmente suas atividades-fim suspensas em razão da pandemia”, finaliza.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco