Pesquisar No Site
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus
“O paciente precisa ter febre, mais um sintoma respiratório; ter voltado há 14 dias de algum país com contágio da doença, conforme já declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); ou ter tido contato com algum paciente suspeito ou confirmado com Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus”.
Este é o perfil do paciente que será enquadrado dentro dos casos suspeitos com coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, conforme explicação da médica Érika Tessari Lanzillo, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, responsável pela capacitação de profissionais da Saúde de Caraguatatuba nesta quarta-feira (04).
“O principal é partirmos de suspeitas baseadas nos critérios do protocolo para não desencadearmos uma série de conduta desnecessária. Lembrando que o paciente com suspeitas pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – qualquer porta de entrada do município”, alerta a médica.
Em cima desses critérios, estes profissionais receberam instruções sobre o fluxo de notificação da doença durante a capacitação. O objetivo da ação foi estabelecer, entre os profissionais envolvidos, o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão, assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.
Preocupada com a confirmação de dois casos positivos para o Covid-19 no Brasil, na cidade de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu esta capacitação sobre a nova doença a profissionais das redes pública e particular de Saúde do município no Auditório da Secretaria de Saúde.
A apresentação foi exclusiva a convidados da pasta. Cerca de 30 profissionais participaram da capacitação, entre eles, coordenadores médicos da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Além disso, foram também convidados profissionais da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, São Camilo e responsáveis técnicos de laboratórios.
Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) aponta que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois confirmados.
Prevenção
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, desde o início do ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificadas com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo coronavírus.
As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.
Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que todos os cuidados contra o Coronavírus já estão sendo tomados. Este novo vírus trata-se de uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Campanha Contra Gripe
O governador João Doria confirmou na última quinta-feira (27/02) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aguarda ainda informações oficiais sobre a antecipação da campanha e divulgará novas datas assim que formalizado o pedido do Estado.
A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o Novo Coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura leva Feira de Adoção de Cães e Gatos para o Serramar Shopping neste sábado
Segundo o protetor de animais da SOS Pet, Danster Fernandes, no Brasil, mais de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono. “A cada resgate, uma nova esperança nasce, mas a realidade é dura: animais adultos são os últimos a serem escolhidos, mesmo sendo os que mais precisam de
CaraguaPrev faz prova de vida anual obrigatória dos inativos aniversariantes de dezembro
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de dezembro presencialmente até dia 30 de dezembro (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou online até dia 31 de dezembro (terça-feira), por
Prefeitura e Detran realizam ação sobre o uso consciente da faixa de pedestres
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), realizou na tarde de quarta-feira (11) uma ação na praça Cândido Mota, no centro, sobre o uso consciente da faixa de pedestres. O lema da ação é
Prefeitura entrega 150 títulos de regularização fundiária no Núcleo Vector e soma mais de 3 mil desde 2017
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (26) a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Vector, no bairro Pegorelli. Ao todo, foram regularizadas 153 unidades no local e asseguradas 111 titulações, sendo 50 títulos específicos e 61 títulos sociais entregues. A cerimônia foi realizada na presença
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados