Pesquisar No Site
Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração

Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou na edição nº 241 do edital do Diário Oficial Eletrônico do Município o Chamamento Público que visa o credenciamento de clínicas veterinárias para prestação dos serviços de castração cirúrgica nas espécies caninas e felinas.
O Edital e seus Anexos poderão ser obtidos na internet pelo site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes.
Os pedidos de esclarecimento poderão ser protocolados na Secretaria de Administração, situada na Av. Siqueira Campos, nº 44, Centro, Caraguatatuba/SP, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h30 até o dia 20 de março.
As empresas contratadas devem realizar prestação de serviços gratuitos à população no âmbito do Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no município de Caraguatatuba, instituídos pela Lei Municipal nº 1298/2006, pelo período de 12 meses.

#PraCegoVer: Deitado, um cãozinho filhote em cima de uma mesa dentro de um consultório veterinário. Sua pelagem é de cor marrom, com focinho preto (Foto: Divulgação/PMC)
Importante ressaltar que o Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e que a partir do momento que forem contratadas as clinicas o atendimento será aberto à população novamente.
Para participar do programa de castração o munícipe deverá apresentar no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de renda (três salários mínimos). Além disso, cães e gatos só serão castrados a partir dos seis meses de idade.
Segundo o CCZ de Caraguatatuba, desde o início do programa, cerca de 20 mil animais já passaram pelo CCZ e foram encaminhados para castração. Outros 20 mil pets foram microchipados.
Vacinação
O Governo do Estado disponibilizou para o município de Caraguatatuba 500 doses da vacina antirrábica que imuniza animais (cães e gatos) contra o vírus da raiva.
A vacina, que é aplicada em animais a partir dos três meses de idade, é o único meio de prevenção da doença e será aplicada somente em animais microchipados na feira de adoção deste sábado (14) no CCZ.
A médica veterinária do CCZ, Caroline Andrade, contou que “a raiva é transmitida principalmente por mordedura e lambedura, porque o vírus fica na saliva do animal”. Ela disse que a medida de prevenção é a mais eficaz contra a doença.
A veterinária listou alguns sinais clínicos da doença. “A tem diversas fases de evolução e seus sinais neurológicos incluem contrações musculares involuntárias, confusões, paralisias e mudanças de comportamento, que é um dos sintomas mais comuns”.
Caroline Andrade ressaltou que a única pessoa que pode saber se esses sinais clínicos são condizentes com raiva é um médico veterinário. E por isso, a pessoa precisa procurar os profissionais qualificados para o diagnóstico correto da doença.
A preocupação da doença é também com seres humanos. Pessoas mordidas por um cão, gato e morcego, que também pode ser um hospedeiro da doença, precisam procurar uma unidade de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Inicialmente, a pessoa precisa lavar o ferimento com água e sabão”, ressaltou a veterinária.
Veterinários recomendam que a vacinação contra raiva deva ser realizada anualmente. Se o animal recebeu a vacina pela primeira vez, o reforço precisa ser depois de 30 dias e assim seguir a recomendação anual.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no