Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu em domicílio mais de 800 pacientes do programa Alto Custo
Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu em domicílio mais de 800 pacientes do programa Alto Custo
Em menos de duas semanas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), já atendeu 858 pacientes do Alto Custo em casa, além dos pacientes que fazem uso de remédios de processos municipais.
A entrega dos remédios em domicílio foi uma medida tomada pela Prefeitura para evitar aglomerações e o contágio do novo coronavírus (Covid-19). Geralmente, os medicamentos deste programa são retirados, presencialmente, no Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (CEM) pelos 1700 cadastrados no programa.
Embora o número de atendidos seja consideravelmente bom, 140 pacientes cadastrados no programa Alto Custo não estavam em casa para receberem a equipe da farmácia do CEM.
Ainda que a orientação seja de adotar um isolamento social e aderir a quarentena determinada pela Prefeitura, 15% dos pacientes que não estavam em casa são idosos. O restante representa pessoas que mudaram de endereço ou que não moram no município. “Para que isso não se repita, nós aconselhamos as pessoas a manterem o cadastro sempre atualizado com endereço e telefone”, disse o farmacêutico do programa Alto Custo Arthur Reis.
Outros 706 pacientes do Alto Custo irão receber os medicamentos em casa até a próxima segunda-feira (07/04). Neste momento, a farmácia está priorizando a entrega de leite para crianças lactantes.
Quem irá receber os medicamentos em casa?
Todos os cadastrados no programa Alto Custo (processo estadual), sendo remédios controlados, ou não, e pacientes de processos municipais que não fazem uso de remédios controlados.
Para usuários de medicamentos controlados que estão sob o domínio do município (processos municipais), a entrega será presencialmente na farmácia do CEM. No ato da retirada, o paciente deverá apresentar receita médica.
Medicamentos retirados na UBS
Pacientes que fazem uso de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não irão recebê-los em casa.
A pessoa deverá se dirigir até uma farmácia das 11 UBSs do município e apresentar receita médica para retirar o medicamento.
Receita médica
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Sesau), as receitas de remédios da atenção básica retirados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), validadas a partir de fevereiro, não precisam ser renovadas por tempo indeterminado.
Por outro lado, para a retirada de medicamentos controlados é necessário que os pacientes apresentem a receita médica atualizada e renovada. O prazo de validade da receita, que hoje é de 60 dias (dois meses), poderá ser estendido por até 180 dias (seis meses). Este prazo fica a critério do médico responsável pelo tratamento destes pacientes.
Veja Também Recentes
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em
Câmeras do COI de Caraguatatuba ajudam polícias na solução de crimes e prisão de envolvidos
Implantando em dezembro de 2022, o Centro de Operações Inteligentes (COI) da Prefeitura de Caraguatatuba tem sido fundamental para solução de crimes praticados na cidade e na prisão de envolvidos. O sistema conta com 183 câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e são interligadas aos sistemas de monitoramento dos Governos