Pesquisar No Site

Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Destaques
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Caraguatatuba se destaca das demais cidades do Litoral Norte por ser a primeira a implementar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com melhorias visando a responsabilidade do gerenciamento de resíduos no município.

Um dos exemplos desta preocupação da Prefeitura foram as instalações dos três Ecopontos existentes nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Em dois anos de implantação foram 7.269 toneladas de resíduos recebidos e reciclados.

#PraCegoVer: Fachada Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Materiais que normalmente eram descartados irregularmente em vias públicas, desde 2018, com a construção do primeiro Ecoponto, no bairro Golfinhos, tem a destinação correta. Os munícipes podem levar voluntariamente os materiais nos três locais.

Dados atualizados mostram que além dos resíduos (construção civil, massa verde, volumosos, madeiras), os Ecopontos já receberam mais de 2,5 mil pneus, 205 litros de óleo, 360 kg de pilhas, além de centenas de outros materiais como móveis (sofás, armários, camas, etc), colchão, entre outros.

As pilhas são destinadas corretamente para uma indústria em São Paulo que reaproveita o material. A troca não tem nenhum custo para a Prefeitura e o envio é feito anualmente.

O óleo de cozinha é doado para uma ONG, que vende o óleo e em troca doa mudas de árvores para a Prefeitura que usa na arborização urbana do município.

Papelão, plástico e alumínio são direcionados às cooperativas como fonte de geração de renda aos cooperados. Os pneus, pela logística reversa, são entregues para uma empresa que retira quinzenalmente na cidade.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos. Os Ecopontos colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto, é necessária a participação de todos.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun tem exibição do curta
Videoteca Lúcio Braun tem exibição do curta “Abraxas”

 A entrada é gratuita e a classificação é livre  O Núcleo Criativo Pratika Labs, em parceria com a Elixir Entretenimento e apoio da Lei Paulo Gustavo, realiza na próxima quinta-feira (27), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a exibição do curta “Abraxas”. A entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 20/06/2024
Gastronomia e música integram programação do 19º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras a partir de quinta-feira
Gastronomia e música integram programação do 19º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras a partir de quinta-feira

De 4 a 7 de julho, a região Sul de Caraguatatuba recebe o 19º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras, na Praça de Eventos do Porto Novo. O evento promete muita gastronomia caiçara e uma programação musical variada. A expectativa é que cerca de 500 kg de tainha sejam comercializados.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 01/07/2024
Caraguatatuba abre inscrições para 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Caraguatatuba abre inscrições para 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comus) realiza no dia 22 de junho (sábado), das 8h às 17h, a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que será realizada no auditório “Maristela de Oliveira”, da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/06/2024
Edital de patrocínio cultural para Festival do Camarão segue até dia 1 de julho
Edital de patrocínio cultural para Festival do Camarão segue até dia 1 de julho

As cotas vão de $100 mil a $500 reais com contrapartidas diferentes A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com edital aberto para pessoas jurídicas ou físicas que tenham interesse em associar as suas marcas ao 25º Festival do Camarão. As inscrições para o patrocínio cultural vão até o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à padronização de documento de identificação funcional para a GCM
Prefeitura de Caraguatatuba adere à padronização de documento de identificação funcional para a GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, assim como os agentes de trânsito do município contam com uma Carteira de Identidade Funcional padronizada nacionalmente, nos termos da Portaria nº 367/ 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As Guardas Civis, Guardas Civis Municipais, Guardas Metropolitanas e Guardas Civis

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/06/2024