Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia campanha contra tuberculose na próxima semana

Caraguatatuba inicia campanha contra tuberculose na próxima semana
A partir da próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza a “Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose – 1ª Fase” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba até o dia 30 de março.
Na semana de combate à doença, do dia 23 a 27, as unidades receberão diversas atividades como orientações sobre a doença, panfletagem, palestras e rodas de conversa.
A Sesau informou que a tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria bacilo de Koch que atinge os pulmões podendo também atacar os rins, gânglios, intestinos, ossos, meninges ou qualquer outro órgão do corpo.
A equipe do Programa da Tuberculose ressaltou que a transmissão é feita pelo contato direto do doente que está eliminando bacilos, com uma pessoa sadia. Ao tossir, espirrar ou falar, (sem proteger a boca) o doente está eliminando gotículas com bacilos que podem vir a ser aspirado, chegar aos pulmões, e então, iniciar a sua multiplicação.
Segundo a enfermeira coordenadora do programa, Maria Célia Marinho, o sinal mais frequente é tosse, às vezes acompanhada de escarro. Ele ainda acrescentou que “o doente pode apresentar também febre baixa geralmente a tarde, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, dor no tórax, e até escarro com sangue”.
O principal exame utilizado para descobrir a tuberculose e o tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em qualquer UBS. Sua duração é de seis meses, sem interrupção, e não há exigência de isolamento.
Clique aqui para conferir a programação completa das ações que serão realizadas no município.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada