Pesquisar No Site
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que já foi solicitada ao Governo do Estado de São Paulo, mais doses da vacina contra a gripe. A nova remessa deve chegar nos próximos dias.
A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nessa segunda-feira (23), para idosos e trabalhadores da Saúde. Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.
De acordo com o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, o município necessita de 15 mil doses da vacina, nessa 1ª fase.
“Ontem tivemos uma grande procura na vacinação nos 10 pontos: em oito escolas, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro Comunitário e em três “drive-thru”, no Travessão, Centro e Massaguaçu. Como chegou apenas um terço do que necessitávamos, houve aglomeração e não queremos isso. O ideal não é aglomeração, nem confusão e nem a pessoa sair de casa sem necessidade. Estamos aguardando o Estado enviar mais doses até sexta (23), para reiniciarmos a campanha”, ressaltou Toledo.
O secretário acrescentou ainda que os idosos que vivem em instituição de longa permanência serão vacinados no local. Pacientes da nefrologia também tomarão a vacina nos locais onde realizam tratamento.
A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.
Calendário
A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.
A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Natal
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (23) a operação especial para o Feriado de Natal como parte da Operação Verão 2024/2025. A expectativa é que cerca de 189 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 23 a 27 de dezembro. Esta será a primeira temporada
Folia de Reis de Santo Antônio é atração em Caraguatatuba no próximo dia 11
O encontro, que celebra o dia de Reis, será realizado na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga, em Caraguatatuba, realiza no próximo sábado (11), a partir das 9h, a
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Ano Novo
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (30) a operação especial para o Feriado de Ano Novo. A expectativa é que cerca de 242 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025. Esta será a primeira
Prefeitura reforça uso dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para descarte de bitucas de cigarro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça a adesão da população em Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para o descarte em grande quantidade de bitucas de cigarro. Os PEV’s são de grande uso para empresas ou comerciantes que acabam por acumular as
Prefeitura de Caraguatatuba destaca conquistas nos serviços de Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba fecha o ano comemorando a ampliação das políticas de assistência social e a implementação de iniciativas que visam atender às necessidades da população. Um dos principais avanços foi a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que agora conta com um orçamento mínimo de 4%