Pesquisar No Site
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Dando continuidade ao cronograma de atendimento itinerante, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (14/02), Praça do Centro Cultural, no bairro Travessão, mais uma edição do projeto Urbanismo Itinerante.

#PraCegoVer: Integrante da equipe de saúde realiza aferição de pressão arterial em munícipe . (Imagem: Divulgação /PMC)
O projeto leva aos bairros os principais serviços das secretarias de Urbanismo e de Habitação, com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes que no dia a dia acabam tendo dificuldades de comparecer até a sede das secretarias.
Durante o atendimento são prestadas orientações sobre Planta Popular, Requisição de numeração de residências; Aprovação de projetos, Regularização Social de construções, Regularização Fundiária, entre outros.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o assunto regularização fundiária tem sido o mais buscado pelos munícipes. “Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas dos munícipes. As regularizações têm benefícios individuais e coletivos. É um assunto de interesse social”, disse.
Além do procedimento de regularização documental, que garante o título de propriedade em benefício dos ocupantes, o processo de regularização fundiária contempla a análise das condicionantes sociais e ambientais, bem como a identificação das intervenções físicas que são necessárias para assegurar as condições dignas de ocupação e consolidação da área no contexto de uma cidade sustentável, de modo a garantir a função social da propriedade e o bem-estar da população.

#PraCegoVer: Equipe de atendimento da SABESP prestando orientações a munícipe. (Imagem: Divulgação /PMC)
Uma equipe de servidores da Sabesp também esteve presente prestando esclarecimentos para a população sobre como realizar pedidos de ligação de água e esgoto, alterações cadastrais, verificações de consumo, segundas vias de contas, mudança de cavalete. Um bebedouro móvel também foi instalado no local.
Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibilizou mudas de três espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro municipal.
O viveiro é aberto para visitação, mediante agendamento prévio por telefone: (12) 3897-2530 ou por email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.
Para ter acesso aos serviços projeto Urbanismo Itinerante, basta que o cidadão compareça ao posto itinerante.
Saúde e bem-estar
Integrantes da Secretaria de Saúde também participaram da ação realizando atividades ligadas a promoção da saúde. Os munícipes puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.
O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Batalha de rima, grafite e dança são atrações do Intervenção La Favela neste sábado
O coletivo La Favela Records realiza neste sábado (15/2), às 19h, na Praça Ton Ferreira e na pista de skate Pedro Henrique Amorim Cunha (Pedrinho Backflip), no Centro de Caraguatatuba, uma intervenção com poesia, pocket shows, grafite, dança e batalha de rima. Além dos artistas que representam a cultura urbana na região, o

Caraguatatuba prepara programação especial de limpeza no Carnaval
O Carnaval de 2025 vai de 28 de fevereiro a 4 de março. Enquanto milhares de pessoas se divertem na folia ou aproveitam as praias de Caraguatatuba, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, organiza uma programação especial de limpeza para os dias de Carnaval nos locais

Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas
O Governo Municipal de Caraguatatuba divulgou as novas datas dos jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que foram suspensos devido às fortes chuvas nos dias 29 de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, as partidas serão realizadas no campo de Beach

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de violência e lesão corporal
Em patrulhamento preventivo pelo centro de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (24), a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de briga em estacionamento, com possível presença de homem armado. Ao chegarem ao local, foi constatado desentendimento entre indivíduo

Banda Carlos Gomes, Bateria da X-9 Canto do Mar e desfile de fantasias animam Carnaval na quadra do Ciapi
Uma alegria contagiante tomou conta dos foliões do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), na quinta-feira (27), durante o pré-carnavalesco, na quadra da sede, no Jardim Jaqueira. A folia de momo começou embalada pelas marchinhas antigas, tocadas pela Banda Carlos Gomes, e depois explodiu