Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma força-tarefa na Região Norte do município, com o objetivo de escoar a água do Rio Tabatinga, que transbordou em função das chuvas da noite da última segunda-feira (03/02).
Uma vala de drenagem emergencial com seis metros de extensão foi aberta, aumentando o escoamento e dando vazão às águas na entrada o bairro. As equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Obras Públicas planejaram a nova vala de drenagem para alcançar o resultado pretendido.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, a partir do momento que a vala é aberta, as águas são completamente escoadas em no máximo cinco horas.
“É importante a presença da nossa equipe aqui na Regional Norte que identificou o foco de alagamento, um gargalo de drenagem na travessia do Rio Tabatinga onde foi realizado o serviço emergencial”, ressaltou o secretário.
Existe uma rede de drenagem no local, porém ela não suportou o volume excessivo de água que em apenas um dia superou o estimado para o mês todo.
Para se ter uma ideia, dados do pluviômetro da Agência Nacional de Águas (ANA), localizado na Tabatinga (que analisa os índices da Região Norte), foi registrado 280 milímetros em 24 horas, o maior volume dos últimos 35 anos.
O Rio Tabatinga faz divisa entre os municípios de Caraguatatuba e Ubatuba e as águas de chuvas das duas cidades são escoadas no rio por meio de córregos.
Posteriormente, a Sesep estuda a possibilidade da instalação definitiva de uma nova rede de drenagem no local, priorizando maior eficiência de escoamento que a rede antiga, prevenindo alagamentos.
Verdemar
Além dos trabalhos realizados no Tabatinga, a Sesep também realizou ainda hoje (05/02) o desassoreamento do Rio Cocanha no bairro Verdemar.
Alguns focos de alagamentos foram detectados próximo ao rio. Uma escavadeira hidráulica (PC) realizou o serviço. Após o desassoreamento, a água do bairro já escoou.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Fim de semana será agitado com competições esportivas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba recebe diversos campeonatos esportivos que visam animar o final de semana na cidade. Estão previstos jogos de futsal e futebol amador da 1º e 2º divisões e competições de artes marciais. Hoje (8), o Campeonato de Futsal Série Ouro chega à reta final, às 20h, na
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para