Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível

Prefeitura de Caraguatatuba abre capacitação para pedreiros sobre Calçada Acessível
A Prefeitura de Caraguatatuba abre nesta quinta-feira (27/02), inscrições para capacitação sobre execução de calçada acessível, destinada para pedreiros. Os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever.

#PraCegoVer: ilustração – calçada com os três tipos de faixas, na faixa livre, um homem caminhando e uma pessoa em cadeira de rodas; na faixa do lado direito, de serviço, árvores ocupam o espaço, sem interferir o trajeto; e na faixa da esquerda, de acesso, lojas ocupam o espaço; (Foto: arte/PMC)
O objetivo da capacitação é ensinar o pedreiro, mão de obra executora do serviço, sobre a Lei Municipal nº 2.074/13, que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município. No curso, será ensinado com exemplos em desenhos e fotos, a forma correta de execução das calçadas, para que as mesmas se tornem acessíveis.
O treinamento será realizado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no dia 10 de março (terça-feira), às 14h. Para se inscrever, o profissional pode procurar a Sepedi ou o Fundo Social de Caraguatatuba, com RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Vagas limitadas.
Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, com esta mão de obra capacitada, a lei será multiplicada para mais pessoas, e de forma correta. “Ao final da capacitação, os participantes receberão um diploma comprovando a participação e serão incluídos em uma lista de relação de mão de obra”, disse.
César ainda destaca que todos os projetos de calçada entregues pela Diretoria de Projetos e Acessibilidade, acompanharão uma lista de relação de mão de obra, com nome e telefone de pedreiros, que já participaram do treinamento com a equipe.
“O munícipe, além de retirar o projeto gratuito, receberá uma listagem com nomes capacitados em realizar a execução da calçada, conforme a lei”, acrescenta o arquiteto.
Importante destacar que os munícipes não terão obrigatoriedade de contratação de qualquer profissional inscrito na lista. O serviço é apenas uma forma de fomento e geração de emprego, para aqueles profissionais que realizaram a capacitação na Sepedi.
Projeto – O serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível é uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências. Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei gratuitamente.
Serviço
Tema: Capacitação para execução de calçada acessível para pedreiros (Lei Municipal 2.074/13)
Inscrições: Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira) / Fundo Social de Caraguatatuba (Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro). De 27/02/2020 até 06/03/2020, das 09h as 16h30.
Documentos para inscrição: RG, título de eleitor e comprovante de residência.
Data e Local do curso: Sala de Capacitação da Sepedi (Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira), dia 10/03/2020, terça-feira, às 14h.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

“Esquenta de Carnaval” dos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso movimenta Praça da Cultura
Os professores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e gerido pela Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano – Acalento comandaram o grito de Carnaval, nesta quinta-feira (20), na Praça da

Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de violência doméstica
Durante patrulhamento pela região central na noite do último domingo (23), os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem ao local, a equipe foi informada de que o indivíduo encontrava-se divorciado da esposa e

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 106 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Sete blocos desfilam no sábado de Carnaval em Caraguatatuba no Centro e Massaguaçu
Milhares de foliões são esperados no Carnaval 2025 de Caraguatatuba entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março para brincar e desfilar nos 21 blocos de rua nas regiões Centro, Sul e Norte do município. Os blocos da Milene, das Piranhas, Gaiola das Loucas e XTrance entram na

Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos
O Rotary Club de Caraguatatuba realizou a entrega dos equipamentos do Projeto de Subsídio Distrital para a Cooperativa de Reciclagem Maranata no último domingo (23). A cerimônia reuniu membros do clube, representantes da cooperativa e autoridades locais. A ação fez parte das celebrações dos 61 anos de fundação do Rotary