Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)
A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.
A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.
Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.
Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)
No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.
Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.
Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.
Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).
Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:
Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras
Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan
Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá
Quinta-feira (06/02) – Indaiá
Sexta-feira (07/02) – Indaiá
Horário: Das 8h às 14h
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a